Cali, COL – Um terremoto de magnitude 7,4 atingiu a Colômbia na manhã desta segunda-feira (10), provocando mortes, desabamentos e danos em diversas cidades do país. Segundo o Serviço Geológico da Colômbia, o tremor ocorreu às 7h34 (horário local) e teve epicentro em San José del Palmar, no departamento de Chocó, na costa do Pacífico.
As autoridades confirmaram, até a última atualização, ao menos 69 mortes. No departamento de Valle del Cauca foram registradas 27 vítimas fatais, enquanto Risaralda confirmou 40 mortos. A cidade de Manizales também contabilizou duas vítimas.
Milhares de moradores deixaram casas e prédios às pressas durante o tremor, enquanto equipes de emergência iniciaram operações de busca e resgate em diferentes regiões afetadas.
Em Cali e Pereira, trabalhadores de resgate e moradores atuam na remoção de escombros em edifícios parcialmente destruídos na tentativa de localizar sobreviventes.
Cali registra edifícios desabados e pessoas presas
Cali está entre as cidades mais afetadas pelo terremoto. De acordo com o prefeito Alejandro Éder, pelo menos 20 edifícios desabaram, deixando diversas pessoas presas sob os escombros.
As equipes de emergência seguem mobilizadas para localizar vítimas e prestar atendimento às pessoas atingidas. Além dos desabamentos, o terremoto provocou danos em igrejas, residências e outras edificações.
Escolas, universidade e aeroportos suspendem operações após o terremoto
O Serviço Geológico da Colômbia informou que o epicentro do terremoto foi registrado em San José del Palmar, no departamento de Chocó, uma das regiões mais afetadas pelo fenômeno.
Como medida de segurança, as autoridades suspenderam temporariamente as operações aéreas nos aeroportos de Pereira, Manizales, Quibdó, Armenia, Cartago e Buenaventura, assim como as aulas em universidades e escolas do Valle del Cauca
enquanto equipes técnicas realizam inspeções na infraestrutura.
O tremor também foi sentido em áreas da Venezuela. Moradores do estado de Táchira e da cidade de Barquisimeto relataram que perceberam o abalo sísmico. A Venezuela ainda se recupera dos terremotos registrados em junho deste ano, que deixaram mais de 6 mil mortos, principalmente na região costeira próxima à capital, Caracas.


















