Erupção do Vulcão de Fogo na Guatemala provoca evacuações

Erupção do Vulcão de Fogo na Guatemala provoca evacuações

Autoridades decretaram alerta vermelho em três departamentos da Guatemala após a erupção do Vulcão de Fogo lançar cinzas a mais de 7 mil metros de altura.

Visão distante do Vulcão de Fogo expelindo densa nuvem cinzenta e fumaça para a atmosfera. Foto: Reprodução.
WhatsApp
Telegram
Facebook
Email
LinkedIn

CIDADE DA GUATEMALA, GUATEMALA — A nova erupção do Vulcão de Fogo na Guatemala mobilizou forças de emergência e colocou três departamentos em alerta vermelho desde a noite de segunda-feira. A expulsão de lava, gases e cinzas obrigou mais de 500 moradores de comunidades rurais a deixarem suas casas às pressas rumo a abrigos preventivos.

O vulcão lançou jorros de lava que atingiram entre 200 e 300 metros acima da cratera, acompanhados por colunas de cinza que passaram dos 7 mil metros de altura. O vento espalhou a poeira por 130 quilômetros até a costa do Pacífico. Com a piora do cenário, a Coordenadoria Nacional para a Redução de Desastres (Conred) decretou estado de emergência nos departamentos de Sacatepéquez, Chimaltenango e Escuintla, onde vivem 1,6 milhão de pessoas.

Equipes resgatam famílias em áreas de risco

Bombeiros Voluntários usaram ônibus para retirar moradores dos povoados de El Porvenir e Las Lajitas. As famílias foram levadas para um centro comunitário em San Juan Alotenango e para alojamentos no departamento de Escuintla.

A secretária executiva da Conred, Claudinne Ogaldes, pediu que a população não permaneça nas áreas ameaçadas. “Nesses locais, vocês encontrarão atendimento, acompanhamento e condições seguras enquanto a atividade vulcânica continuar”, declarou.

Nas áreas evacuadas, o clima é de tensão. Sonia Vásquez, de 50 anos, mora em El Porvenir e relatou a aflição ao sair de casa: “Já estamos acostumados a conviver com o vulcão sempre ativo, mas desta vez foi intenso demais.” O morador Alejandro García também teve de sair durante a madrugada com o essencial: “Recebemos o alerta de que precisávamos evacuar e saímos correndo, com medo.”

Monitoramento segue com aulas suspensas

O Instituto Nacional de Sismologia, Vulcanologia, Meteorologia e Hidrologia (Insivumeh) alertou que a erupção já passa de 23 horas e mantém o risco de fluxos piroclásticos e queda de rochas.

O Ministério da Educação suspendeu as aulas presenciais nas comunidades vizinhas ao vulcão. A estrada para Antigua Guatemala teve o tráfego liberado, mas as autoridades pedem cautela aos motoristas por causa da falta de visibilidade provocada pela cinza. O Vulcão de Fogo tem 3.763 metros de altitude. Em junho de 2018, uma grande erupção na mesma montanha matou 215 pessoas e deixou centenas de desaparecidos.


Deixe um comentário

Notícias relacionadas

Siga-nos

Últimas Notícias

Rolê na Fronteira

Turismo

Câmbio

Dólar (USD) Carregando...
Peso Argentino Carregando...
Guarani (PYG) Carregando...
Atualização --

Inscreva-se em nossa NEWSLETTER