Foz do Iguaçu amplia medicamentos de saúde mental no SUS

Foz do Iguaçu amplia medicamentos de saúde mental no SUS

Foto: Divulgação.
WhatsApp
Telegram
Facebook
Email
LinkedIn

Foz do Iguaçu, PR – A partir desta terça-feira (17), as farmácias municipais de Foz do Iguaçu passam a disponibilizar três novos medicamentos voltados ao tratamento em saúde mental. A distribuição será feita gratuitamente aos pacientes atendidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS) no município.

Para viabilizar a ampliação da oferta, a Secretaria Municipal de Saúde investiu R$ 873.381,50 para o ano de 2026. A aquisição foi realizada por meio de pregão eletrônico. Passam a integrar a lista oficial de medicamentos o Escitalopram 10 mg, a Fluoxetina em gotas e a Naltrexona 50 mg.

A inclusão dos medicamentos acompanha diretrizes anunciadas em setembro do ano passado pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), que incorporou Escitalopram, Sertralina, Naltrexona e Venlafaxina à rede pública estadual. Em Foz do Iguaçu, a Sertralina já integra a Relação Municipal de Medicamentos (REMUME) desde 2024, enquanto a Venlafaxina segue em processo de licitação.

Ainda no primeiro semestre de 2025, a Secretaria Municipal de Saúde, por meio dos serviços de saúde mental, apresentou proposta para inclusão dos medicamentos na rede municipal durante plenária do Conselho Municipal de Saúde (COMUS). Com a liberação orçamentária, foi possível iniciar o processo de compra.

Os pacientes poderão retirar o Escitalopram e a Fluoxetina em gotas em qualquer farmácia municipal, mediante apresentação de prescrição médica emitida na rede SUS de Foz do Iguaçu. Já a Naltrexona será disponibilizada exclusivamente na farmácia do CAPS AD III, com prescrição emitida pela própria unidade.

Pacientes da Atenção Primária à Saúde com indicação para uso de Naltrexona devem ser encaminhados ao CAPS AD III por meio de fluxo interno, onde passam por consulta, avaliação, acesso ao medicamento e acompanhamento por equipe multidisciplinar.

Em Foz do Iguaçu, a porta de entrada para o atendimento em saúde mental ocorre nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs), onde os pacientes são acolhidos e avaliados conforme a gravidade do sofrimento psíquico. Casos de maior complexidade também podem ser atendidos diretamente nos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS).

Farmácias municipais com distribuição de medicamentos:

  • Farmácia Morumbi II: Rua Eunápio de Queiroz, s/n (7h às 22h.
  • Farmácia Morumbi III: Rua Cláudio Coutinho, s/n (7h às 19h).
  • Farmácia Jardim São Paulo I: Av. Monsenhor Guilherme (7h às 13h).
  • Farmácia Vila C Velha: Av. A, s/n (7h30 às 19h).
  • Farmácia Cidade Nova: Av. Garibaldi, 4884 (7h às 22h).
  • Farmácia Curitibano: Av. Silvio Américo Sasdelli (7h às 19h).
  • Farmácia São João: Rua Mirim, s/n (7h às 19h).
  • Farmácia CEM: Av. Brasil, 1777 – Centro (7h às 17h).
  • Farmácia Vila Yolanda: Rua Ver. Moacir Pereira, 900 (8h às 18h).
  • Farmácia Jardim América: Rua Di Cavalcanti, s/n (7h às 13h).
  • Farmácia Profilurb II: Rua Boto, 400 (8h às 18h).
  • Farmácia Poliambulatório: Av. Morenitas, 2195 (7h às 22h).

https://webapp412267.ip-45-33-11-209.cloudezapp.io/fronteira/ciudad-del-este-moderniza-gestao-municipal-com-codigos-qr-e-servicos-digitais

 


11 Views

Notícias relacionadas

Siga-nos

Sumário

Últimas Notícias

Rolê na Fronteira

Turismo

Câmbio Fronteira

Dólar (USD) Carregando...
Peso Argentino Carregando...
Guarani (PYG) Carregando...
Atualização --

Inscreva-se em nossa NEWSLETTER