FAB intercepta avião no Mato Grosso do Sul vindo da Bolívia

FAB intercepta avião no Mato Grosso do Sul vindo da Bolívia

Caças Super Tucano efetuaram tiros de detenção após piloto ignorar ordens de controle e voar sem identificação no espaço aéreo nacional.

Ponto de pouso forçado no interior sul-mato-grossense. Foto: FAB/Divulgação
WhatsApp
Telegram
Facebook
Email
LinkedIn

CAMPO GRANDE, MS — Dois caças A-29 Super Tucano da Força Aérea Brasileira (FAB) interceptaram uma aeronave de pequeno porte no Mato Grosso do Sul nesta sexta-feira (31), após o veículo aéreo invadir o espaço aéreo brasileiro procedente da Bolívia. A operação militar de policiamento do espaço aéreo ocorreu sem que o piloto apresentasse plano de voo aprovado ou qualquer identificação visível de matrícula na fuselagem do avião.

A incursão não autorizada mobilizou o Sistema de Defesa Aeroespacial Brasileiro (Sisdabra) assim que a aeronave clandestina cruzou a fronteira internacional. Diante da falta de registros operacionais e da ausência de contato via rádio, os controladores aéreos iniciaram imediatamente os protocolos de identificação visual e acompanhamento tático.

Protocolos de Defesa e Tiro de Detenção

Ao se aproximarem do alvo, as tripulações dos caças tentaram contato direto pelas frequências internacionais de emergência e emitiram sinais visuais de navegação para orientar a alteração de rota. No entanto, a aeronave ignorou repetidamente todas as ordens de pouso compulsório expedidas pela autoridade militar competente, mantendo a trajetória de voo não autorizada pelo território nacional.

Diante do descumprimento sistemático e continuado das diretrizes impostas, a Defesa Aeroespacial autorizou o emprego da medida derradeira prevista nas normas de policiamento aéreo: o Tiro de Detenção (TDE). O procedimento balístico tem o objetivo específico de avariar pontos críticos da estrutura da aeronave e forçar a aterrissagem imediata, sem buscar a destruição do aparelho.

“Devido à falta de colaboração da aeronave interceptada, que descumpriu recorrentemente as ordens da Defesa Aeroespacial, foi realizada a medida de Tiro de Detenção — última etapa das Medidas de Policiamento do Espaço Aéreo, destinada a impedir a continuidade do voo”, destacou o comando da Força Aérea Brasileira por meio de comunicado oficial.

Aterrissagem de emergência e fuga dos ocupantes

Atingida pelos disparos de precisão efetuados pelos dois caças A-29 Super Tucano, a aeronave suspeita perdeu altitude e realizou um pouso forçado em uma área descampada localizada a aproximadamente 200 quilômetros ao norte de Campo Grande.

Logo após a confirmação do ponto de aterrissagem pelos sistemas de radar de baixa altitude, equipes de forças de segurança pública e de fiscalização territorial deslocaram-se ao local a bordo de um helicóptero de apoio operacional. Ao chegarem ao ponto de pouso, contudo, os agentes federais e estaduais constataram que a tripulação havia abandonado o avião avariado e fugido para a vegetação nativa da região. Equipes terrestres e aéreas mantêm cercos e varreduras no perímetro rural para identificar e capturar os suspeitos envolvidos no voo clandestino.


Deixe um comentário

Notícias relacionadas

Siga-nos

Últimas Notícias

Rolê na Fronteira

Turismo

Câmbio

Dólar (USD) Carregando...
Peso Argentino Carregando...
Guarani (PYG) Carregando...
Atualização --

Inscreva-se em nossa NEWSLETTER