Os primeiros visitantes em cada instituição vão ganhar um exemplar do Passaporte dos Museus, que garante uma entrada Catraca Livre em cada museu por tempo indeterminado. Ao total, são 25 mil passaportes, distribuídos por ordem de chegada e sujeitos à disponibilidade do material em cada instituição.
Museu Lasar Segall é reaberto com exposição inédita e gratuita
O Passaporte dos Museus é uma peça lúdica de divulgação que busca estimular o público paulista a visitar as instituições museológicas. A cada visita, o portador do passaporte recebe um carimbo na página do museu correspondente, a exemplo do que ocorre com um passaporte de verdade. Quando houver cobrança de ingresso na instituição escolhida, o passaporte também garante a entrada gratuita.Em São Paulo, fazem parte da programação as seguintes instituições:
Casa das Rosas, Casa Guilherme de Almeida, Catavento, Museu Afro Brasil, Museu de Arte Sacra, Memorial da Resistência, Museu da Imigração, Museu da Casa Brasileira, Museu do Futebol, Museu da Língua Portuguesa, Paço das Artes, Pinacoteca e MIS.
Já no interior, participam o Museu Índia Vanuíre, em Tupã; o Museu de Esculturas Felícia Leirner, em Campos do Jordão; o Museu do Café, em Santos; e o Museu Casa de Portinari, em Brodowski.