Foz do Iguaçu (PR) — Em meio a uma sequência histórica de crescimento do turismo, Foz do Iguaçu voltou a reunir instituições públicas, entidades empresariais e representantes do setor em torno da retomada da Gestão Integrada do Turismo. O movimento recoloca em pauta um modelo de articulação que ajudou a consolidar a cidade como um dos principais destinos turísticos do Brasil e da América do Sul.
A retomada das reuniões acontece justamente em um dos períodos mais positivos já registrados pelo turismo local. Em 2026, Foz acumula recordes sucessivos de visitação, ocupação hoteleira e movimentação turística, fortalecendo ainda mais o peso econômico do setor na cidade.
Dados da Secretaria Municipal de Turismo apontam que abril registrou a maior taxa de ocupação hoteleira da história para o período, com média de 73,43%. Ao mesmo tempo, o Parque Nacional do Iguaçu — principal termômetro da atividade turística local — também alcançou os maiores números de visitação já registrados para os meses de janeiro, fevereiro, março e abril.
Mais do que celebrar números positivos, a retomada da Gestão Integrada do Turismo surge em um momento em que a cidade também passa a discutir os impactos, desafios e responsabilidades provocados pelo próprio crescimento do setor.
Gestão Integrada do Turismo volta ao centro das decisões em Foz
O encontro realizado no último dia 11 reuniu representantes da Secretaria Municipal de Turismo, Itaipu Binacional, Itaipu Parquetec, Visit Iguassu e Fundo Iguaçu. A proposta é retomar um espaço permanente de alinhamento estratégico entre as instituições ligadas ao turismo da cidade.
Segundo o secretário municipal de Turismo, Jin Petrycoski, o atual cenário vivido pelo setor cria condições mais favoráveis para decisões de longo prazo.
“Quando a gente está num momento de credibilidade, isso dá uma facilidade maior para tomada de decisões que vão impactar no longo prazo”, afirmou.
O secretário destacou ainda que o turismo local já alcançou um nível de consolidação que exige novos debates sobre infraestrutura, mobilidade, expansão urbana e diversificação da atividade turística.
“Foz é um destino consolidado, mas sempre existem novas ações para serem desenvolvidas. A gente precisa olhar para os gargalos da cidade e também pensar em novos segmentos turísticos”, disse.
A retomada da Gestão Integrada também recoloca em discussão temas históricos da cidade, como planejamento urbano, circulação de visitantes, mobilidade turística e descentralização dos investimentos para outras regiões de Foz do Iguaçu.
Crescimento do turismo amplia debate sobre planejamento da cidade
Entre os assuntos debatidos pelo grupo estão pesquisas estratégicas, a criação de um centro integrado para reuniões do setor e o desenvolvimento de um rebranding turístico para atualizar a marca “Foz do Iguaçu Destino do Mundo”.
Também entrou na pauta a construção de um masterplan do turismo, proposta que pretende discutir de forma mais ampla o crescimento da atividade turística e seus impactos no desenvolvimento urbano da cidade.
Para o diretor de Turismo do Itaipu Parquetec, Yuri Benites, a retomada da Gestão Integrada busca justamente fortalecer a coordenação entre instituições que historicamente atuam no setor.
“A gestão integrada tem essa missão de otimizar recursos, ações e principalmente integrar”, afirmou.
Segundo Yuri, um dos desafios é evitar que projetos sejam conduzidos de maneira isolada dentro do destino.
“Às vezes as iniciativas podem até se somar, mas, se não forem bem orientadas, acabam se sobrepondo”, explicou.
O diretor destacou ainda que a proposta é pensar o crescimento turístico de maneira integrada ao cotidiano da cidade e à realidade urbana de Foz do Iguaçu.
Modelo de articulação ajudou a consolidar Foz como destino internacional
Criada em 2007, a Gestão Integrada do Turismo surgiu como uma estratégia para aproximar poder público, iniciativa privada e entidades do setor em torno de um planejamento conjunto para o turismo local.
Ao longo dos anos, o modelo passou a ser reconhecido nacionalmente como uma das experiências mais estruturadas de articulação turística do país. A integração entre diferentes instituições ajudou Foz do Iguaçu a ampliar sua presença nacional e internacional em segmentos como turismo de lazer, eventos, negócios e grandes feiras.
A gerente da Divisão de Iniciativas de Turismo da Itaipu Binacional, Aline Teigão, afirmou que a retomada das reuniões reforça uma característica histórica do destino.
“A gestão integrada do turismo é um exemplo nacional”, destacou.
O vice-presidente do Fundo Iguaçu, Jaime Machado Mendes, também ressaltou que a união entre as entidades sempre foi um diferencial importante para o crescimento turístico da cidade.
“Outras cidades querem entender como Foz conseguiu unir forças de diferentes entidades em torno do turismo”, comentou.
Já o presidente do Visit Iguassu, Wolney Biesdorf, afirmou que a retomada resgata um modelo que já demonstrou resultados importantes para o desenvolvimento do setor.
“Isso tinha se perdido ao longo do tempo e foi uma coisa que deu muito certo no passado”, afirmou.
Em uma cidade cuja economia depende fortemente do turismo, a retomada da Gestão Integrada volta a colocar no centro do debate a necessidade de crescimento planejado, articulação institucional e construção coletiva do futuro turístico de Foz do Iguaçu.



















