Guaraqueçaba, PR – O desabamento do atracadouro da Ilha Rasa, que jogou três pessoas no mar em 6 de outubro, expôs a falta de manutenção e a lentidão do poder público em recuperar os trapiches de Guaraqueçaba. A precariedade afeta a rotina de quem vive nas ilhas do litoral do Paraná e precisa das embarcações para se deslocar.
A situação atinge o transporte diário de famílias caiçaras e comunidades tradicionais. Sem trapiches firmes, o embarque e o desembarque viram rotina de perigo, o que trava o acesso a postos de saúde, escolas e à chegada de comida e mercadorias básicas.
Além do caso recente na Ilha Rasa, a estrutura da Ponta do Lanço ruiu e segue sem reparos há cerca de um ano. O abandono levou o deputado estadual Goura (PDT) a protocolar, no dia 8 de outubro, o Ofício nº 225/2026 na Secretaria de Estado da Infraestrutura e Logística (SEIL).
No documento, o parlamentar cobra explicações sobre o Convênio n.º 018/2024-SEIL. Assinado entre o Estado e a Prefeitura de Guaraqueçaba, o acordo prevê a reforma de 15 estruturas pelo município, mas os trabalhos não começaram.
A cobrança exige transparência sobre valores, prazos e a destinação do dinheiro público:
“Precisamos saber quanto já foi repassado, quais etapas ainda estão pendentes e quando as obras vão começar. Também queremos esclarecer se os recursos do convênio podem ser utilizados na reconstrução dos trapiches da Ilha Rasa e da Ponta do Lanço.”
O parlamentar também questiona alternativas caso o contrato em vigor não cubra essas reformas emergenciais:
“Se não puderem, o Governo do Estado precisa informar quais fontes de recursos e providências serão adotadas para garantir a recuperação dessas estruturas.”
O ofício pede datas de início e entrega das reformas em cada comunidade, além da apuração dos entraves que travam as obras. Também exige respostas sobre ações tomadas pela prefeitura, Instituto Água e Terra (IAT) e Defesa Civil após a queda na Ilha Rasa.
Por fim, o pedido cobra laudos técnicos atualizados sobre as condições dos outros pontos de atracação em Guaraqueçaba, para evitar novos desabamentos contra os moradores da região.



Deixe um comentário