Itaipu apoia construção do novo Hospital Bom Jesus

Itaipu apoia construção do novo Hospital Bom Jesus

Parceria viabiliza a primeira fase do novo complexo hospitalar, que terá 270 leitos e reforçará o atendimento do SUS para mais de 400 mil moradores de 18 municípios do Oeste do Paraná

Foto: Alexandre Marchetti/Itaipu Binacional.
WhatsApp
Telegram
Facebook
Email
LinkedIn

Toledo, PR – A Itaipu Binacional anunciou, na última terça-feira (23), um investimento de R$ 35 milhões para a construção do novo Hospital Bom Jesus, em Toledo (PR). O recurso será destinado à primeira fase do complexo hospitalar, que ampliará a capacidade de atendimento do Sistema Único de Saúde (SUS) para uma população superior a 400 mil pessoas de 18 municípios do Oeste do Paraná.

A unidade é referência regional em traumatologia, neurocirurgia, pediatria, clínica médica, clínica cirúrgica e atendimento materno-infantil.

O investimento atende a uma solicitação da Associação Beneficente de Saúde do Oeste do Paraná (Hoesp) e integra uma parceria que reúne recursos do Governo Federal, da Secretaria de Estado da Saúde do Paraná, da Fundação de Apoio à Unidade de Ensino de Cascavel (FIIS) e de doações. Nesta etapa, o investimento totaliza R$ 112 milhões.

Durante o anúncio, o diretor-geral brasileiro da Itaipu, Enio Verri, destacou que o projeto está alinhado às ações socioambientais desenvolvidas pela empresa por meio do programa Itaipu Mais que Energia, que contempla os 399 municípios do Paraná e outros 34 do Mato Grosso do Sul.

“A Itaipu é fundamental para a infraestrutura energética do Brasil e do Paraguai. Mas a atuação socioambiental faz parte da missão da empresa. Com este investimento, assim como diversos outros projetos que estamos apoiando em outras regiões, a Itaipu deixa um legado duradouro em saúde pública e qualidade de vida para a população”, afirmou Verri.

A nova estrutura hospitalar terá cerca de 20 mil metros quadrados de área construída. Nesta primeira fase, contará com 270 leitos, sendo 61 destinados às Unidades de Terapia Intensiva (UTIs). A obra será executada sob a gestão da Diretoria de Coordenação da Itaipu, com prazo estimado de conclusão de 30 meses.

O hospital será construído em um terreno de 50 mil metros quadrados doado pela Associação Paranaense de Cultura (APC/PUCPR). Em uma segunda etapa, a previsão é ampliar a capacidade para 500 leitos.

No evento, o prefeito de Toledo, Mário Costenaro, informou que o município já executa as obras de infraestrutura no entorno do empreendimento, incluindo serviços de pavimentação, drenagem, calçamento e melhorias viárias.

“Com esse esforço conjunto, vamos incrementar esse equipamento público que é o Hospital Bom Jesus, que tem grande importância no atendimento à população mais carente”, declarou.

Estrutura ampliará capacidade e organização do atendimento

Atualmente, o Hospital Bom Jesus possui 215 leitos. Segundo a superintendente da Hoesp, Zulnei Aparecida Bordin, o novo complexo proporcionará ampliação da capacidade instalada e melhor organização dos serviços.

“Hoje, o hospital tem 215 leitos. Então, nesta fase inicial serão 55 novos leitos, mas com uma logística muito melhor. Teremos UTI pediátrica próxima à unidade pediátrica, a maternidade próxima à UTI neonatal. Enfim, uma estrutura muito bem pensada”, explicou.

O presidente da Hoesp, Cláudio Hayashi, afirmou que a nova unidade permitirá ampliar o atendimento especializado, mantendo o foco nos pacientes do SUS.

“Agora, nosso compromisso é ainda maior, pois esta conquista nos permitirá uma nova unidade, focada na humanização, na ampliação da estrutura e do conforto, com mais tecnologia de ponta para atendimento de alta complexidade e, acima de tudo, no atendimento ao SUS — que representa 80% dos nossos pacientes — com a mesma qualidade de um hospital particular”, ressaltou.

Visita às obras da nova Apae

Ainda em Toledo, Enio Verri visitou as obras da nova sede da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae). O projeto também recebe recursos da Itaipu Binacional, que destinou R$ 8,5 milhões para a construção da unidade. A Apae participa da iniciativa com contrapartida de R$ 4,6 milhões.

O anúncio contou ainda com a presença da deputada federal Gleisi Hoffmann, dos deputados federais Elton Welter e Dilceu Sperafico, do deputado estadual Arilson Chiorato, do chefe da 20ª Regional de Saúde de Toledo, Fernando Pedrotti, do presidente da Câmara Municipal de Toledo, Gabriel Baierle, além de outras autoridades.


Deixe um comentário

Notícias relacionadas

Siga-nos

Últimas Notícias

Rolê na Fronteira

Turismo

Câmbio Fronteira

Dólar (USD) Carregando...
Peso Argentino Carregando...
Guarani (PYG) Carregando...
Atualização --

Inscreva-se em nossa NEWSLETTER