Em 29 de junho de 1958, o Brasil entrou para a história ao conquistar sua primeira Copa do Mundo, erguendo a taça em solo sueco. Naquela final épica, a seleção canarinho derrotou a Suécia por 5 a 2, em um jogo que marcou o nascimento de uma lenda: Pelé.
Com apenas 17 anos, o jovem Edson Arantes do Nascimento, o Rei do Futebol, encantou o mundo com seu talento e habilidade com a bola. Naquele dia, Pelé marcou dois gols, assim como Vavá, e Zagallo completou o placar da vitória brasileira.
A conquista da Copa de 1958 foi a culminação de uma campanha brilhante da seleção brasileira. Na primeira fase, o Brasil venceu a Áustria por 3 a 0, empatou com a Inglaterra sem gols e superou a União Soviética por 2 a 0. Nas quartas de final, derrotou o País de Gales por 1 a 0, e nas semifinais, goleou a França por 5 a 2, garantindo vaga na final contra os donos da casa.
Pelé, com seus seis gols marcados, terminou como vice-artilheiro do torneio, atrás apenas do francês Just Fontaine, que anotou 13 gols. Mas, sem dúvidas, o grande destaque daquela Copa foi o Rei do Futebol, que encantou o mundo com seu futebol mágico e deu início à era de ouro do futebol brasileiro.
A conquista da Copa de 1958 marcou um momento histórico para o Brasil, consolidando o país como uma das maiores potências do futebol mundial. A taça erguida naquele dia na Suécia é um símbolo eterno da paixão do brasileiro pelo futebol e do talento inigualável dos jogadores que vestiram a camisa verde-amarela.
Momentos Marcantes da Campanha
O Golaço de Pelé Contra a Suécia: Na final contra os donos da casa, Pelé marcou um golaço ao driblar seis jogadores suecos antes de chutar para o gol. Esse gol é considerado um dos mais belos da história das Copas do Mundo.
A Jogada Individual de Garrincha Contra a União Soviética: Nas quartas de final, Garrincha driblou diversos jogadores soviéticos e cruzou a bola para Vavá marcar o gol da vitória. Essa jogada é considerada uma das mais habilidosas da história da seleção brasileira.
A Comemoração do Título: Após a vitória na final, os jogadores brasileiros celebraram com muita emoção a conquista da primeira Copa do Mundo. A cena da taça sendo erguida por Bellini se tornou uma das imagens mais icônicas do futebol mundial.
A Copa de 1958 foi um marco histórico para o Brasil e para o futebol mundial. Essa conquista inspirou gerações de jogadores e torcedores e consolidou o Brasil como uma das maiores potências do esporte mais popular do planeta. A vitória na Suécia foi o início de uma era de ouro para o futebol brasileiro, com Pelé à frente de uma geração de jogadores que se tornariam lendas do esporte.
Lista dos 22 atletas:
Goleiros
Gilmar – Corinthians
Castilho – Fluminense
Defensores
Bellini – Vasco
Djalma Santos – Portuguesa
Nilton Santos – Botafogo
Orlando – Vasco
Mauro – São Paulo
Oreco – Corinthians
Zózimo – Bangu
De Sordi – São Paulo
Meio-campistas
Didi – Botafogo
Zito – Santos
Moacir – Flamengo
Dino Sani – São Paulo
Atacantes
Pelé – Santos
Garrincha – Botafogo
Zagallo – Flamengo
Vavá – Vasco
Pepe – Santos
Dida – Flamengo
Mazzola – Palmeiras
Joel – Flamengo