Por Amilton Farias – Opinião
O movimento Punk no Brasil não era uma copia importada do punk de fora, mas uma identificação adaptada á realidade local, uma época em que a crise e o desemprego eram algo que destruía os menos favorecidos.
Ele surgiu na época em que não muito diferente dos dias atuais a sujeira e a corrupção política, o abuso militar, o domínio religioso e a burguesia, eram visíveis, nessa época também a mídia podre capitalista e a religião predominante da época eram favorecidos e cresciam a cada dia com a miséria dos pobres.
O movimento surgiu pra quebrar tudo e destruir tudo sim, mas para destruir o abuso de autoridade e quebrar o sistema que era dominante sobre os trabalhadores, jovens e classes desfavorecidas, surgimos com o intuito de levantar-se contra toda essa patifaria da época. Como em todos os movimentos ouve alguns excessos, excessos esses que a mídia podre dominante e capitalista buscou mostrar e classificá-los como agressivos e antissociais.
Excessos esses provocados pelos militares e exército, que não admitiam alguém protestar contra aquilo que lhe é direito, não foram poucas as prisões e mortes nos movimentos e manifestações da época, época em que a juventude queria apenas ter a liberdade de ser, vestir e ouvir aquilo que a eles pareciam ser bom.
Como nos dias de hoje a mídia só transmitia matérias que favoreciam os militares e as grandes corporações e jamais mostravam o abuso de autoridade dos militares e do governo fascista da época, nenhum tipo de agressão, tortura, abuso e morte praticada por eles eram mostrados.
A ideologia Punk não tem nada a ver com agressões e sim com a busca dos direitos legais que a constituição garantia a todo cidadão brasileiro. Por isso convoco a todos os Punk’s de prontidão para seguir não com a força do braço, mas com a força da inteligência e bater de frente e não aceitar a sujeira que a mídia e a política corrupta nos quer impor.
Temos que seguir lutando contra as injustiças sociais, que até hoje leva nosso povo a dor, miséria e sofrimento, precisamos crescer e seguir organizados, envolvendo-se nos movimentos sociais, pois a ditadura e o nossos opressores seguem, oprimindo as minorias e os mais desfavorecidos.
A hora é essa de levantar o Moicano de forma inteligente e mostrar através de exemplos como o do próprio Jesus que de forma inteligente lutou contra a sociedade e os religiosos da época que queriam impor aquilo que eles achavam que era certo, leis e costumes que favoreciam a eles apenas e não a todos.
Talvez você meu (a) camarada acha estranho quando eu falo contra a religião e ao mesmo tempo digo para seguir o exemplo de Jesus, é que na verdade Jesus não veio trazer, abrir, criar uma religião, Ele veio nos ensinar um novo estilo de vida, baseado em cima de uma vida, honesta onde o amor ao próximo seria a base de todas as coisas.
Por isso a Bíblia diz: Porquanto para isto mesmo fostes chamados, pois que também Cristo sofreu em vosso lugar, deixando-vos exemplo para seguirdes os seus passos (1 Pedro Cap. 2 ver. 21). Levante seu moicano creia em Cristo e lute através da fé e da inteligência por algo justo para todos.
Levante o Moicano a hora é essa!!!
_______________________________________
As opiniões expressas neste artigo são de responsabilidade do autor (a) e não refletem necessariamente a política editorial do Fronteira Livre