A atividade contou com a participação do prefeito de Ciudad del Este, Daniel Pereira Mujica, e do senador Rubén Velázquez, além de representantes do Ministério da Criança e da Adolescência e de instituições de ambos os países ligadas à proteção de setores vulneráveis.
Como parte da cooperação, foi realizada uma ação piloto de controle preventivo na cabeceira da Ponte da Amizade, com o acompanhamento da Consejería Municipal por los Derechos del Niño, Niña y Adolescente (CODENI). Durante a operação, vários veículos foram obrigados a retornar após a detecção de irregularidades na identificação de menores, o que evidenciou a necessidade de fortalecer os mecanismos de fiscalização.
Durante a jornada, o prefeito destacou a preocupação gerada por dados compartilhados por autoridades brasileiras sobre a travessia irregular de menores na fronteira.
“Quando nos reunimos com a equipe da Receita Federal na Prefeitura de Ciudad del Este e nos apresentaram os números, de que 700 crianças e jovens estavam atravessando a ponte sem documentação, isso foi realmente muito preocupante para nós. A partir daí, inicia-se essa cooperação, esse trabalho conjunto com instituições do Estado paraguaio e brasileiro”, afirmou.
O chefe do Executivo municipal também ressaltou a importância da operação conjunta.
“Essa operação da qual estamos participando é muito importante, porque tanto da nossa parte quanto do lado brasileiro estamos dizendo que nos importamos com nossas crianças, nossos jovens e nossa população”, acrescentou.
Por sua vez, o senador Rubén Velázquez destacou o caráter inédito da iniciativa binacional.
“Este é um fato histórico. Pela primeira vez estamos realizando um trabalho binacional dessa natureza, com instituições do Paraguai e do Brasil atuando de forma coordenada em um ponto tão sensível como a cabeceira da ponte. Isso marca um antes e um depois na forma como enfrentamos problemáticas tão delicadas como o tráfico de pessoas”, declarou.
As autoridades concordaram sobre a importância de manter e ampliar esse tipo de operação, com o objetivo de avançar em sistemas mais eficientes de controle e identificação na fronteira, priorizando a proteção da infância e da adolescência.