Defensoria Pública Apoia Indígenas Atingidos por Incêndio na Grande Curitiba

Defensoria Pública Apoia Indígenas Atingidos por Incêndio na Grande Curitiba

WhatsApp
Telegram
Facebook
Email
LinkedIn

Representantes do território indígena Floresta Sagrada de Piraquara, localizado na região metropolitana de Curitiba, foram recebidos pela Defensoria Pública do Estado do Paraná (DPE-PR) após um incêndio devastador que atingiu a área na última quinta-feira, 12 de setembro. O grupo solicitou assistência urgente para proteger seu território e suas famílias, uma vez que a ocorrência de incêndios se tornou cada vez mais comum na região. Atualmente, cerca de 44 pessoas habitam a Floresta Sagrada.

Incêndios e Seus Impactos

As lideranças locais informaram que aproximadamente 100 hectares já foram afetados por queimadas em 2024. Além do risco iminente para as famílias, os incêndios causam a morte de animais e a destruição da vegetação, comprometendo a biodiversidade local. Os indígenas pediram apoio da DPE-PR para obter equipamentos adequados e treinamento para brigadistas, a fim de enfrentar essa situação crítica de forma mais eficaz.

A defensora pública Camille Vieira Costa destacou que a Defensoria também buscará informações sobre ações preventivas contra queimadas junto ao Instituto Água e Terra (IAT), órgão responsável pela gestão da Floresta Sagrada, oficialmente conhecida como Reserva Florestal Estadual Metropolitana de Piraquara. “Este é um território que tem uma importância histórica para os povos indígenas. Além da preservação ambiental, o Poder Público deve garantir a permanência segura da comunidade e sua proteção cultural”, afirmou a defensora.

Histórico e Reivindicações

A Floresta Sagrada de Piraquara abrange quase 450 hectares e, em 2021, o IAT formalizou um termo de cooperação técnica com as famílias indígenas após 47 dias de ocupação na área. As comunidades reivindicavam o direito de viver na floresta, reflorestar o local e estabelecer um centro de formação em cultura e direitos indígenas. A DPE-PR se comprometeu a apresentar à IAT os pedidos de maior fiscalização sobre o descarte de lixo e materiais orgânicos na região, que agravam a situação ambiental.

Ações de Educação e Sensibilização

Além disso, a comunidade indígena propôs a implementação de ações de educação ambiental focadas em queimadas, visando sensibilizar a população local sobre os riscos e as consequências do fogo descontrolado. Este esforço inclui workshops e campanhas informativas, com o objetivo de promover uma convivência mais harmoniosa com o meio ambiente.

Colaboração Interinstitucional

O encontro contou com a participação da assistente social Patrícia Dutra e da ouvidora-geral Karollyne Nascimento, que reforçaram o compromisso da DPE-PR em apoiar as demandas da comunidade. Este trabalho está alinhado à nova abordagem da Defensoria, que está em transição do Núcleo da Cidadania e Direitos Humanos para o Núcleo de Promoção da Igualdade Étnico-Racial, destacando a importância das questões étnico-raciais nas políticas públicas.

Com essas iniciativas, a Defensoria Pública do Paraná reafirma seu papel fundamental na proteção dos direitos das comunidades indígenas, buscando garantir não apenas a segurança territorial, mas também a preservação cultural e ambiental da Floresta Sagrada de Piraquara.


5 Views
Tags: sociedade

Notícias relacionadas

Siga-nos

Sumário

Últimas Notícias

Rolê na Fronteira

Turismo

Câmbio Fronteira

Dólar (USD) Carregando...
Peso Argentino Carregando...
Guarani (PYG) Carregando...
Atualização --

Inscreva-se em nossa NEWSLETTER