Conheça a história de Santos Dumont em exposição no Clube Gresfi

Conheça a história de Santos Dumont em exposição no Clube Gresfi

Réplicas das máquinas voadoras inventadas por Santos Dumont encantam os visitantes. (Foto Manu Somavila)
WhatsApp
Telegram
Facebook
Email
LinkedIn

A partir do dia 1º de março de 2025, a exposição “Asas da Memória: Santos Dumont na Terra das Cataratas” será aberta ao público todos os sábados, das 8h às 12h, no Clube Gresfi, em Foz do Iguaçu. As visitas são gratuitas e não requerem agendamento prévio, proporcionando acesso a todos os interessados.

O evento é promovido por um grupo de quatro voluntários comprometidos em divulgar a história de Alberto Santos Dumont e sua ligação com Foz do Iguaçu. Durante a exposição, os visitantes poderão explorar duas salas temáticas: a primeira detalha a trajetória de Santos Dumont, enquanto a segunda se concentra em sua passagem pela cidade em abril de 1916. O acervo inclui fotos, peças originais e réplicas de suas inovações, destacando uma mesa de dois metros de altura que replica o espaço onde Santos Dumont realizava seus “Jantares nas Alturas”, em Paris.

A história da exposição começou há oito anos, quando Sérgio Teixeira, um empresário local, se impressionou ao descobrir a conexão de Santos Dumont com as Cataratas do Iguaçu após visitar uma exposição em Minas Gerais. Juntamente com a jornalista Sílvia Scandalo e a pesquisadora Izabelle Ferrari, eles trabalharam para reunir um acervo que, após um período no Ecomuseu da Itaipu, agora está instalado no Clube Gresfi. O grupo visa aumentar a visibilidade da história de Santos Dumont e aspira a criar um espaço de memória no Parque Nacional do Iguaçu.

Até agora, a exposição já recebeu mais de 3.500 visitantes, incluindo alunos de escolas públicas e privadas. Para garantir um atendimento de qualidade, os voluntários passaram por um treinamento recente que incluiu detalhes sobre a visita de Santos Dumont à cidade, com base em relatos de testemunhas da época.

Serviço:

  • Exposição: “Asas da Memória: Santos Dumont na Terra das Cataratas”
  • Local: Clube Gresfi (Av. Juscelino Kubitscheck, 1872 – Jd. América, Foz do Iguaçu/PR)
  • Horário: Sábados, das 8h às 12h
  • Entrada: Gratuita, sem necessidade de agendamento
  • Idade: Livre
  • Contato: 45 99118-6715

1 Views

Notícias relacionadas

Siga-nos

Sumário

Últimas Notícias

Rolê na Fronteira

Turismo

Câmbio Fronteira

Dólar (USD) Carregando...
Peso Argentino Carregando...
Guarani (PYG) Carregando...
Atualização --

Inscreva-se em nossa NEWSLETTER