Español Português
AGORA

Latinoware começa nesta quarta-feira (14) com robôs, games e cultura geek

Realizado pela Itaipu Binacional e pelo Itaipu Parquetec, evento reúne tecnologia, entretenimento e atividades de reaproveitamento eletrônico

Oficina ensina a montar um robô lutador mesmo sem conhecimento prévio de programação. Foto: Suelen Bicicgo/Itaipu Parquetec.

Foz do Iguaçu, PR – Construir e programar um robô de sumô, montar um videogame para levar para casa e desenvolver um jogo em apenas quatro horas estão entre as atividades gratuitas abertas ao público no Latinoware 2026, que começa nesta quarta-feira (14) e segue até sexta-feira (16), no Grand Carimã Resort & Convention Center, em Foz do Iguaçu. A programação reúne oficinas, competições e experiências de tecnologia, cultura geek e inovação, tanto para iniciantes quanto para quem já tem familiaridade com programação.

Realizado pela Itaipu Binacional e pelo Itaipu Parquetec, o evento oferece atividades práticas que permitem aos participantes experimentar ferramentas, construir equipamentos e testar conhecimentos. Algumas oficinas têm vagas limitadas, preenchidas por ordem de inscrição. Os horários, as datas e as orientações para participar estão disponíveis na programação oficial do Latinoware.

Uma das opções é a oficina “Construa um Robô de Sumô em 90 Minutos”, na qual os participantes montam e programam seus próprios robôs utilizando blocos, mesmo sem experiência anterior com programação. Depois da montagem, os equipamentos poderão entrar na disputa do Sumô de Robôs da Latinoware, competição dividida nas categorias Kids, Junior e Universitário.

Outra atividade é a oficina “Monte seu Lupi”, voltada à construção de um videogame a partir de microcontroladores de baixo custo. Durante quatro horas, os participantes conhecerão os componentes que formam o aparelho, entenderão como eles se conectam e acompanharão as etapas de montagem. As peças e os equipamentos necessários serão disponibilizados gratuitamente, e cada participante poderá levar o videogame para casa.

O console também poderá ser usado para criar e testar jogos programados em Lua, linguagem utilizada no desenvolvimento de jogos e aplicações. A proposta permite que os participantes conheçam tanto a parte física do equipamento quanto a programação necessária para desenvolver seus próprios jogos.

Cultura geek e atividades abertas aos visitantes

Na quinta-feira (15), o Geekfalls levará uma programação dedicada à cultura geek ao Latinoware. Entre as atrações estão concurso de cosplay, oficina de desenho com modelo vivo, jogos em realidade virtual, jogos de tabuleiro, fliperama, apresentação de K-pop e Random Play Dance. As atividades são abertas aos visitantes do evento, mas o concurso de cosplay exige inscrição e tem vagas limitadas. O cadastro pode ser feito pelo formulário oficial do concurso.

Durante os três dias, o público também poderá participar da construção de uma escultura coletiva feita com lixo eletrônico. Cada pessoa poderá acrescentar uma peça à obra, utilizando materiais como placas, cabos, teclas e outros componentes descartados. O espaço contará ainda com um ponto de coleta de lixo eletrônico.

Competições para quem gosta de programação

Quem já trabalha com desenvolvimento de jogos ou quer testar suas habilidades poderá participar da Game Jam Lupi. Nessa atividade, duplas terão quatro horas para criar um jogo a partir de um tema revelado somente no início do desafio. Os participantes utilizarão computadores com sistema de software livre e deverão desenvolver, testar e apresentar uma versão jogável ao final do tempo.

As três duplas que alcançarem as maiores pontuações receberão um aparelho Lupi, console brasileiro voltado à ampliação do acesso às tecnologias.

A programação inclui também a Maratona de Programação Latinoware, que reunirá equipes de três estudantes em um desafio de quatro horas. Os grupos deverão resolver problemas computacionais que exigem conhecimentos de algoritmos, estruturas de dados, lógica e estratégia.

Outra competição será o Capture The Flag (CTF) 2026, voltado a desenvolvedores, estudantes, profissionais de cibersegurança e entusiastas de tecnologia. Os desafios envolvem investigação, exploração de vulnerabilidades e resolução de problemas relacionados à segurança da informação e à segurança cibernética.

Com atividades para diferentes níveis de experiência, o Latinoware 2026 combina formação prática, disputas de conhecimento, entretenimento e reaproveitamento de materiais eletrônicos. Para quem pretende participar das oficinas, a recomendação é consultar previamente a programação e verificar as condições de inscrição, já que algumas atividades têm número limitado de vagas.

Steve Rodríguez

*Steve Rodríguez é repórter do Fronteira Livre, pesquisador e doutorando pela UNILA com formação interdisciplinar em narrativa audiovisual, estudos culturais latino-americanos e práticas pedagógicas anticoloniais. Sua trajetória combina criação artística (teatro, cinema e cultura visual) com reflexão teórica, orientada pela perspectiva dos estudos visuais de Nicholas Mirzoeff.

Receba notícias no WhatsApp do Fronteira LivreReceba notícias no WhatsApp do Fronteira Livre

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *