Español Português
AGORA

Butão vai ser o primeiro país do mundo a permitir somente agricultura orgânica

Não faltam motivos para amar o Butão.

Depois de substituir o Índice de Desenvolvimento Humano (o famoso IDH), pelo Índice de Felicidade Interna (FIB), passando a privilegiar a felicidade de seus habitantes, este país asiático de apenas 750 mil habitantes se destaca por uma nova iniciativa: será o primeiro do mundo a permitir somente agricultura orgânica.

A decisão passará a valer a partir de 2020, quando todos os alimentos produzidos no país deverão ser provenientes de práticas de agricultura ecológica. Grande parte das plantações do país já são orgânicas, graças aos altos custos dos produtos artificiais na região.

A iniciativa, que  proíbe o uso de pesticidas e agrotóxicos químicos, foi do ministro da agricultura Pema Gyamtsho, que ainda declarou que o país pretende exportar alimentos naturais para China, Índia e outros países vizinhos.

E que tal outros países pelo mundo seguirem o exemplo?

Foto: Tania Rabello
Foto: Tania Rabello
Tags: Geral

Amilton Farias

Amilton Farias é jornalista, fundador e editor do portal Fronteira Livre. Com vivência em diferentes países da América Latina e atuação voltada ao jornalismo territorial, dedica sua escrita à análise política, social e cultural das fronteiras, dos territórios e das realidades que marcam a vida dos povos latino-americanos.

Receba notícias no WhatsApp do Fronteira LivreReceba notícias no WhatsApp do Fronteira Livre

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *