Curitiba (PR) — O avanço da inteligência artificial no agro entrou de vez na agenda do setor rural paranaense. Em busca de novas tecnologias para aumentar produtividade, reduzir custos e ampliar a competitividade do campo, o Sistema FAEP iniciou nesta semana uma série de viagens técnicas aos Estados Unidos com produtores rurais e lideranças do agronegócio do Paraná.
A primeira delegação, formada por 40 integrantes, já está em território norte-americano e segue em agenda até o próximo dia 22 de maio. O roteiro passa pelos estados da Califórnia, Nebraska, Iowa e Missouri, onde o grupo terá contato direto com empresas, centros tecnológicos e propriedades rurais que utilizam inteligência artificial no agro em diferentes etapas da produção.
A proposta da iniciativa é aproximar o agronegócio paranaense das transformações tecnológicas que já impactam o setor em escala global.
Segundo o presidente do Sistema FAEP, Ágide Eduardo Meneguette, a missão busca trazer experiências que possam ser adaptadas à realidade do Paraná.
“Nossos produtores rurais vão conhecer métodos e tecnologias que ajudam a aumentar a produtividade e reduzir custos operacionais. Depois, essas lideranças têm o papel de internalizar esse conhecimento no agronegócio paranaense, atuando como multiplicadores dentro das comunidades rurais”, afirmou.
Inteligência artificial no agro muda produção no campo
A programação da missão técnica inclui visitas a empresas que trabalham com automação agrícola, sensores inteligentes, irrigação automatizada e análise de dados em larga escala.
Na Califórnia, o grupo conhecerá a EarthOptics, empresa especializada em mapeamento de solo com sensores e inteligência artificial. A tecnologia permite analisar nutrientes, compactação e carbono do solo, auxiliando no planejamento agrícola e no aumento da produtividade.
Ainda em São Francisco, a delegação visitará a Bonsai Robotics, companhia que desenvolve sistemas de operação autônoma de máquinas agrícolas por visão computacional, dispensando o uso de GPS em determinadas culturas.
Já no Nebraska, a agenda prevê visita à Valley Irrigation, empresa voltada ao desenvolvimento de irrigação inteligente integrada com sensores, automação e análise avançada de dados.
Missão técnica passa por fazendas e empresas dos EUA
No estado de Iowa, os produtores terão contato com tecnologias embarcadas em máquinas agrícolas durante visita à Jensen Test Farm.
A propriedade trabalha com automação, telemetria e inteligência artificial aplicada à operação no campo.
O último destino da missão será Saint Louis, no Missouri, onde o grupo participará de atividades na Bayer voltadas à biotecnologia, plataformas digitais e estratégias globais para o setor agropecuário.
Além das visitas técnicas, a programação também inclui debates sobre políticas agrícolas norte-americanas, análise de dados em larga escala e inovação tecnológica no Vale do Silício.
Paraná amplia relação comercial com os Estados Unidos
A aproximação tecnológica ocorre em um momento de fortalecimento das relações comerciais entre o Paraná e os Estados Unidos no setor agropecuário.
Dados apresentados pelo Sistema FAEP mostram que, em 2025, o Paraná importou cerca de US$ 113,4 milhões em produtos ligados ao agro norte-americano. No mesmo período, as exportações paranaenses para os Estados Unidos chegaram a US$ 760,2 milhões.
Os negócios envolvem produtos florestais, pescado, café e outros segmentos do agronegócio.
Para Meneguette, as viagens também ajudam a ampliar oportunidades comerciais para o Estado.
“Os Estados Unidos são um importante parceiro comercial do agro do Paraná. Essas visitas permitem fortalecer relações com empresas, abrir mercados e criar oportunidades de negócios para o setor”, destacou.
Sistema FAEP mantém tradição em missões internacionais
As missões técnicas internacionais fazem parte da estratégia do Sistema FAEP para ampliar a qualificação técnica de produtores rurais e lideranças do campo.
Em 2023, a entidade levou delegações a Israel para conhecer tecnologias ligadas à irrigação, energia solar e produção agrícola em regiões de escassez hídrica.
Antes disso, em 2017, produtores paranaenses participaram de uma missão técnica na Europa voltada à produção de biogás e biometano a partir de resíduos agropecuários.
As discussões realizadas durante aquela viagem ajudaram a impulsionar debates que resultaram, no ano seguinte, na criação da Política Estadual do Biogás e Biometano no Paraná.
O Sistema FAEP também promoveu uma missão aos Estados Unidos e Canadá em 2014, com foco em temas ligados à soja, armazenamento de grãos, exploração de xisto e mercado internacional de commodities agrícolas.




















