Español Português
AGORA

Itaipu e Itaipu Parquetec finalizam primeiro lote do Projeto Moradias em Foz do Iguaçu

Foz do Iguaçu, PR – A Itaipu Binacional, em parceria com a Itaipu Parquetec, concluiu o primeiro lote de 54 casas populares do Projeto Moradias em Foz do Iguaçu (PR). Ao todo, serão entregues 254 unidades habitacionais para famílias em situação de vulnerabilidade social na Vila Brás, atualmente residentes em uma Área de Preservação Permanente (APP), degradada e sujeita a enchentes.

Embora as 54 unidades estejam prontas desde 25 de agosto, a entrega das casas depende de etapas complementares, como a ligação de água e esgoto realizada pela Sanepar e a conexão elétrica pela Copel. Paralelamente, seguem em andamento os processos para finalização da documentação e individualização das matrículas dos imóveis, responsabilidade da Prefeitura de Foz do Iguaçu, garantindo regularização fundiária e segurança jurídica para os beneficiários. O cadastramento das famílias foi feito pelo programa Foz Habita.

O loteamento, com aproximadamente 11 mil metros quadrados próximo à Vila Brás, foi cedido pela Prefeitura como contrapartida. No novo endereço, além de moradias modernas e seguras, as famílias terão acesso a serviços públicos essenciais, como creche, escola, posto de saúde e transporte coletivo.

Com investimento de R$ 61 milhões, equivalente a 80% do valor total do empreendimento (R$ 76,3 milhões), a Itaipu lidera a iniciativa, que integra o programa Itaipu Mais que Energia, alinhado às diretrizes do governo federal. Os recursos aplicados vêm da venda de antigos imóveis da Usina, utilizados por trabalhadores na época da construção da hidrelétrica e leiloados desde 2023.

O projeto utiliza sistema construtivo sustentável e inovador, capaz de erguer uma casa em apenas um dia, reduzindo o tempo de obra e a geração de resíduos. Após a realocação das famílias, a Prefeitura de Foz do Iguaçu executará a recuperação ambiental do Córrego Poty, com recursos aprovados pelo Governo Federal via PAC, contribuindo para o equilíbrio da bacia hidrográfica e a proteção de um importante manancial da região.

O Projeto Moradias já recebeu reconhecimento nacional: em 2024, conquistou o Prêmio 21 de Agosto, concedido pelo Instituto Habita Brasil, na categoria Inovação, Tecnologia e Sustentabilidade.

Além da construção de casas populares, a Itaipu continua investindo em obras estruturantes em Foz do Iguaçu e região, como a duplicação da Rodovia das Cataratas (BR-469) e a Perimetral Leste, que permitirá o uso da Ponte da Integração, também custeada pela binacional. A empresa também promove melhorias em segurança pública, educação, saúde e centros esportivos, além de capacitação de profissionais da área da saúde.

Steve Rodríguez

*Steve Rodríguez é repórter do Fronteira Livre, pesquisador e doutorando pela UNILA com formação interdisciplinar em narrativa audiovisual, estudos culturais latino-americanos e práticas pedagógicas anticoloniais. Sua trajetória combina criação artística (teatro, cinema e cultura visual) com reflexão teórica, orientada pela perspectiva dos estudos visuais de Nicholas Mirzoeff.

Receba notícias no WhatsApp do Fronteira LivreReceba notícias no WhatsApp do Fronteira Livre