Español Português
AGORA

Projeto regulamenta descarte de garrafas de bebidas alcoólicas

Medida busca impedir a reutilização criminosa de embalagens para bebidas adulteradas, reforçar a proteção à saúde pública e incentivar a reciclagem

Foz do Iguaçu, PR – O descarte de garrafas de bebidas alcoólicas poderá passar a seguir diretrizes específicas em Foz do Iguaçu. O Projeto de Lei nº 252/2025, aprovado pela Câmara Municipal e encaminhado para sanção do prefeito, estabelece medidas para prevenir a reutilização ilícita dessas embalagens, proteger a saúde pública e garantir a destinação ambientalmente adequada dos recipientes de vidro.

A proposta abrange bares, restaurantes, distribuidoras, supermercados, casas noturnas, depósitos e demais estabelecimentos que comercializam bebidas alcoólicas, além de eventos temporários, como shows, festivais, feiras e festas populares.

Entre as diretrizes previstas está a proibição da comercialização, doação ou cessão de garrafas vazias a terceiros que não sejam credenciados pelo Poder Executivo. O projeto também prioriza a logística reversa e a reciclagem das embalagens de vidro como forma de ampliar a destinação ambientalmente correta dos resíduos.

Segundo o texto aprovado, a medida tem como principal objetivo combater a reutilização criminosa de garrafas originais para o envase de bebidas adulteradas, prática que representa riscos à saúde dos consumidores.

Além de reforçar a segurança sanitária, a proposta busca ampliar a responsabilidade dos estabelecimentos comerciais na destinação adequada das embalagens, incentivar práticas sustentáveis e contribuir para o cumprimento das normas de proteção ao consumidor, à saúde coletiva e ao meio ambiente.

Steve Rodríguez

*Steve Rodríguez é repórter do Fronteira Livre, pesquisador e doutorando pela UNILA com formação interdisciplinar em narrativa audiovisual, estudos culturais latino-americanos e práticas pedagógicas anticoloniais. Sua trajetória combina criação artística (teatro, cinema e cultura visual) com reflexão teórica, orientada pela perspectiva dos estudos visuais de Nicholas Mirzoeff.

Receba notícias no WhatsApp do Fronteira LivreReceba notícias no WhatsApp do Fronteira Livre

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *