Español Português
AGORA

Foz cobra esclarecimentos sobre atrasos nos pagamentos de médicos das UPAs

Requerimento questiona supostos atrasos de até dois meses nos pagamentos de médicos das UPAs João Samek e Walter Cavalcanti e pede medidas para evitar impactos nas escalas de atendimento

Foto: Christian Rizzi - CMFI.

Foz do Iguaçu, PR – Possíveis atrasos nos pagamentos de médicos credenciados que atuam nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) de Foz do Iguaçu motivaram um pedido de esclarecimentos da Câmara Municipal ao Poder Executivo.

A medida foi formalizada por meio do Requerimento nº 718/2026, encaminhado à Prefeitura após gabinetes de vereadores receberem denúncias sobre a situação. Até a última atualização da matéria, em 27 de agosto de 2026, os questionamentos ainda aguardavam resposta do Executivo.

Segundo a justificativa apresentada no requerimento, profissionais que atuam nas UPAs João Samek e Walter Cavalcanti relataram possíveis atrasos de aproximadamente dois meses no recebimento de honorários e salários. O documento solicita informações sobre a regularidade dos pagamentos e questiona como são realizados os repasses aos médicos. A Câmara também pede que sejam informadas quais competências estariam em atraso e que os órgãos responsáveis apresentem uma justificativa técnica para os possíveis problemas nos pagamentos.

Além disso, o requerimento questiona quais medidas administrativas estão sendo adotadas pela Prefeitura para regularizar a situação e evitar consequências na composição das escalas médicas das unidades. A preocupação apresentada no documento é de que eventuais atrasos possam afetar a disponibilidade de profissionais nas UPAs e, consequentemente, a continuidade e a qualidade do atendimento de urgência e emergência prestado à população.

Steve Rodríguez

*Steve Rodríguez é repórter do Fronteira Livre, pesquisador e doutorando pela UNILA com formação interdisciplinar em narrativa audiovisual, estudos culturais latino-americanos e práticas pedagógicas anticoloniais. Sua trajetória combina criação artística (teatro, cinema e cultura visual) com reflexão teórica, orientada pela perspectiva dos estudos visuais de Nicholas Mirzoeff.

Receba notícias no WhatsApp do Fronteira LivreReceba notícias no WhatsApp do Fronteira Livre

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *