A Prefeitura de Foz do Iguaçu inaugurou a primeira fase das obras de revitalização da Avenida JK, que abrange o trecho entre as avenidas Carlos Gomes e Duque de Caxias. A cerimônia também marcou a entrega de uma nova ciclovia e pista de caminhada, dedicadas ao doutor Acir Amilto do Prado, dentista e empreendedor educacional falecido em outubro de 2023.
A revitalização da Avenida JK faz parte de um projeto mais amplo que abrange também a Avenida Tancredo Neves, ao longo da extensão que vai da Avenida Jorge Schimmelpfeng até a barreira de controle da Itaipu. O trecho entre a BR-277 e a entrada da usina, que está sob responsabilidade da Itaipu, já foi concluído.
O convênio entre a Prefeitura e a Itaipu conta com um investimento de R$ 23,7 milhões, com a prefeitura responsável pela elaboração do projeto, contratação e fiscalização da execução das obras. As melhorias incluem o recapeamento das vias, a construção de galerias, paisagismo, sinalização viária e a instalação de mobiliário urbano.
O projeto paisagístico também prevê a criação de praças e áreas de lazer, incluindo playgrounds, academias ao ar livre e espaços para pets. O diretor administrativo da Itaipu, Iggor Gomes Rocha, que representou o diretor-geral brasileiro Enio Verri na inauguração, destacou a rapidez na execução da obra, que foi entregue antes do prazo previsto. “Essa revitalização impacta diretamente a drenagem e a qualidade da água na cidade, resultando em melhor qualidade de vida para os moradores. É uma honra apoiar esse projeto”, afirmou.
O prefeito Chico Brasileiro enfatizou a importância da revitalização, que era uma demanda antiga da cidade. “A JK é uma das principais avenidas para o turismo e a mobilidade urbana em Foz. Agradecemos à Itaipu por essa parceria e homenageamos Acir do Prado, um cidadão que contribuiu significativamente para a cidade, ao lado de JK, uma figura importante na história do Brasil”, comentou.
Homenagem a Acir do Prado
Acir do Prado, que residiu em Foz do Iguaçu desde a década de 1970, foi um dos fundadores do Grupo Dinâmica – UDC, uma instituição reconhecida na educação, abrangendo desde a pré-escola até a pós-graduação. Emocionado, o filho de Acir, professor doutor Fábio Prado, agradeceu pelo reconhecimento ao legado do pai durante a cerimônia.
A prefeitura também lançou a iniciativa “Adote uma Praça”, onde novos espaços de esporte e lazer na Avenida JK serão mantidos com o apoio de parceiros da iniciativa privada. O trecho entre a Avenida José Maria de Brito e a Rua Manoel Bandeira será cuidado pelo empresário Fábio Prado, enquanto o trecho que conecta a Avenida Carlos Gomes à Avenida José Maria de Brito será adotado por Paulo Pulcinelli Filho, fundador da empresa Panorama Home Center.
A cerimônia contou ainda com a presença de diversas autoridades, incluindo secretários municipais e empresários da região.
















