Por Letícia Lichacovski – Opinião
Assim como 100% da população, nem sempre eu acordo inspirada. Sabe aqueles dias em que a “tela azul” parece ser constante? Aqueles dias em que nada parece fluir? Estou vivendo um desses dias hoje. Quando é assim, depois de 35 anos lidando com essa cabeça, eu já sei como lidar com a situação (e nem envolve cadeirada): abro um documento em branco e deixo as palavras despencarem ali, meio desajeitadas, sem glamour. Um exercício criativo que costuma dar certo. E assim, do nada, a ideia vem. Por isso, vamos falar sobre ela, a criatividade (aplicada aos negócios).
Ao contrário do que muitos acreditam, criatividade não é um talento reservado para poucos. Ela é uma ferramenta essencial para todos os negócios, independentemente do setor. Criatividade é a capacidade de resolver problemas de maneira inovadora, de enxergar oportunidades onde outros veem obstáculos, e, acima de tudo, de manter a competitividade em um mercado em constante transformação.
Eu sei e entendo que o dia a dia da gestão de uma empresa pode se tornar mecânico. As tarefas operacionais, o foco no faturamento, e os desafios constantes podem deixar pouco espaço para a inovação. No entanto, é justamente nesses momentos que precisamos lembrar que a criatividade não é um luxo – é uma necessidade.
Empreendedores que aplicam a criatividade em seus negócios estão sempre um passo à frente. Seja na criação de novos produtos, na adaptação às mudanças do mercado ou na maneira como se comunicam com seu público, a capacidade de pensar fora da caixa é o que diferencia as empresas que prosperam daquelas que estagnam.
E a criatividade não surge apenas em dias de inspiração. Ela pode – e deve – ser cultivada. Exercícios simples, como o que mencionei (abrir um documento em branco e deixar as ideias fluírem sem julgamentos) são ótimos para destravar a mente. Incentivar sua equipe a adotar uma mentalidade criativa e dar espaço para o brainstorming também são práticas fundamentais.
Dados da pesquisa “The Global Creativity Gap” da Adobe reforçam a importância da criatividade nos negócios. O estudo revela que 80% das pessoas acreditam que desbloquear o potencial criativo é crucial para o crescimento econômico, mas apenas 25% se consideram plenamente criativas em seus ambientes de trabalho. Isso mostra que, embora a criatividade seja reconhecida como um motor de inovação, ainda é subutilizada na prática empresarial.
Esse “gap” (lacuna) entre o potencial criativo e a realidade do dia a dia oferece uma oportunidade imensa para empreendedores que se dispõem a integrar processos mais criativos em suas rotinas.
Portanto, se você é um empreendedor, reserve um tempo para experimentar, para pensar no que pode ser feito de forma diferente. A inovação começa com pequenas mudanças e, frequentemente, com um simples ato de coragem para desafiar o status quo.
Afinal, é nos dias de ‘tela azul’ que podemos nos surpreender e encontrar soluções criativas mesmo para os desafios mais complexos.
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*Letícia Lichacovski é jornalista, community manager e editora-chefe do Economia PR
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