Foz do Iguaçu, PR – O setor hoteleiro de Foz do Iguaçu projeta uma taxa média de ocupação de 84% para o feriado prolongado de Nossa Senhora Aparecida, entre os dias 9 e 12 de outubro de 2026. O levantamento do Sindicato dos Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares (Sindhotéis) aponta que os estabelecimentos de três estrelas lideram a preferência dos viajantes no período, registrando uma estimativa de 87% dos leitos reservados.
A sequência da procura na rede hoteleira do município mostra os empreendimentos de quatro estrelas com 85% de ocupação projetada, seguidos pelos hotéis de cinco estrelas, com 84%. Os resorts somam 83% de estimativa, enquanto os estabelecimentos classificados como duas estrelas alcançam 82%. A pesquisa foi produzida pela entidade entre 2 e 5 de outubro, utilizando como parâmetro descritivo a matriz de padrões estruturais do Ministério do Turismo de 1996.
O fluxo de visitantes durante a data de caráter religioso mobiliza diferentes setores econômicos da fronteira. De acordo com a avaliação do presidente do Sindhotéis, Fernando Rodrigues Dias, a presença dos turistas injeta recursos diretamente na economia local. “Cada visitante movimenta uma grande cadeia produtiva. O turismo gera oportunidades para hotéis, restaurantes, agências de viagens, transportadores, guias, atrativos, comércio e diversos prestadores de serviços. Por isso, um feriado com boa ocupação hoteleira representa muito mais do que números: significa trabalho, renda e desenvolvimento para Foz do Iguaçu”, afirmou o dirigente.
Dias disse que o perfil das viagens no feriado da padroeira do Brasil é predominantemente familiar, focado em descanso, passeios e turismo de reflexão. “As pessoas aproveitam esses dias para sair da rotina, buscar paz, fortalecer seus laços e conhecer novos lugares. Foz do Iguaçu tem exatamente essa capacidade de oferecer experiências diferentes para públicos diversos”, explicou.
Além do circuito tradicional liderado pelas Cataratas do Iguaçu, o roteiro de quem visita a cidade inclui pontos turísticos voltados à diversidade cultural e religiosa. Entre os espaços buscados para visitação estão a Catedral Nossa Senhora de Guadalupe, o Templo Budista e a Mesquita Omar Al-Khattab, além do Centro de Altos Estudos da Conscienciologia (CEAEC) — instituição dedicada à pesquisa da consciência e ao ensino da Conscienciologia.
Assessoria de Comunicação Sindhotéis/IHGT
Ismael Filadelphi / Jornalista MTB PR 6539
+55 45 9 9900 3522.



Deixe um comentário