Curitiba, PR – O candidato ao governo do Estado do Paraná, Requião Filho, recebeu nesta terça-feira (11) um documento contendo 364 propostas estratégicas voltadas ao fortalecimento e ao desenvolvimento sustentável da agropecuária paranaense. A entrega foi realizada pelo presidente do Sistema FAEP (Federação da Agricultura do Estado do Paraná), Ágide Eduardo Meneguette, na sede da entidade.
Intitulado “Plano Diretor para o Agronegócio Paranaense 2027/30”, o documento foi elaborado pelo Departamento Técnico e Econômico do Sistema FAEP com a participação ativa de produtores rurais e sindicatos do setor. O objetivo da iniciativa é fornecer um diagnóstico preciso e um conjunto de soluções técnicas para subsidiar a formulação de políticas públicas nos próximos anos.
Segundo a entidade ruralista, a ação tem caráter estritamente institucional e apartidário, não representando apoio a partidos ou candidaturas específicas. O candidato Sandro Alex também já recebeu o plano. Tradicionalmente, há mais de duas décadas o Sistema FAEP constrói e entrega aos postulantes ao Palácio Iguaçu uma agenda prioritária do setor produtivo. Neste ano, a articulação também se estendeu ao plano nacional, com a entrega de um documento similar a candidatos à Presidência da República — como o governador de Goiás, Ronaldo Caiado, que recebeu o material em julho.
O presidente da FAEP explicou a dinâmica de elaboração do material e destacou a divisão das prioridades em eixos fundamentais. “Reunimos as principais demandas do setor agropecuário, com contribuição das nossas lideranças rurais, para construir esse documento. Além de darmos um panorama geral sobre as atividades agropecuárias do Paraná e reforçarmos a importância desta para a economia do Estado, separamos as propostas em nove eixos temáticos urgentes para o futuro do agro paranaense”, afirmou Meneguette.
Entre os nove eixos temáticos abordados no relatório estão infraestrutura e logística, conectividade no meio rural, seguro agrícola, meio ambiente, inovação tecnológica, segurança no campo, qualificação profissional e sucessão familiar. Conforme salientou o dirigente da federação, “as medidas visam ampliar a competitividade das nossas cadeias produtivas, acabar com os gargalos estruturais e fortalecer a nossa produção”.
Ao receber o Plano Diretor, Requião Filho ressaltou o papel central do setor agrícola na sustentação da economia paranaense e elogiou a abordagem pragmática do documento entregue pela entidade.
“Esse documento traz as soluções e não apenas apresenta os problemas que precisamos atacar. Nós somos um Estado em que a agropecuária segura as pontas. Nosso trabalho é garantir que o produtor rural tenha mais acesso a crédito, tecnologia e tudo o mais que for necessário para seguir produzindo. O Sistema FAEP faz isso muito bem. Em conjunto, podemos fazer muito mais”, declarou o candidato.
Gargalos estruturais: energia, irrigação e segurança
No eixo de infraestrutura e logística, o documento chama a atenção para a recorrente instabilidade no fornecimento de energia elétrica em propriedades rurais. Para enfrentar o problema, a FAEP propõe a criação de um Plano Estadual de Modernização da Infraestrutura Elétrica Rural, além do desenvolvimento de um planejamento energético regional articulado com as projeções de crescimento do setor agropecuário.
Na área ambiental e de recursos hídricos, a entidade sugere a criação de programas estaduais de capacitação e assistência técnica para orientar os produtores na obtenção de outorgas de uso da água. O plano defende uma integração mais próxima entre os órgãos fiscalizadores do Governo do Estado e o Sistema FAEP para otimizar o programa Irriga Paraná, voltado ao incentivo da irrigação agrícola.
Já no pilar de segurança rural, as demandas apresentadas ao candidato envolvem o reforço do contingente de policiais militares dedicados à patrulha rural no interior do estado, bem como a instalação de equipamentos de internet banda larga via satélite nas viaturas policiais, garantindo comunicação rápida em áreas remotas.



















