Foz do Iguaçu, PR – O tráfico internacional de animais silvestres continua sendo uma das principais ameaças à biodiversidade e ao equilíbrio ecológico, especialmente em regiões de fronteira. Em Foz do Iguaçu, município que abriga parte do Parque Nacional do Iguaçu, a prática é considerada uma preocupação permanente devido à localização estratégica da cidade.
Com o objetivo de ampliar a transparência sobre as ações de enfrentamento ao problema, a Câmara Municipal aprovou o Requerimento nº 414/2026, que solicita à Prefeitura e aos órgãos competentes informações sobre fiscalização, prevenção e combate ao tráfico de animais silvestres. O documento aguarda resposta oficial.
Entre os questionamentos apresentados estão os dados estatísticos das fiscalizações realizadas entre 2023 e 2026, incluindo informações sobre as espécies mais apreendidas ou resgatadas no período e a existência de registros de ocorrências relacionadas ao tráfico de fauna silvestre no município.
“Vivemos em uma região de fronteira, que muitas vezes se torna uma rota de fácil acesso para a atuação de traficantes. Precisamos compreender quais medidas estão sendo adotadas e de que forma elas estão sendo executadas para enfrentar esse problema.”
O requerimento também pede informações sobre campanhas de educação ambiental e proteção animal promovidas nos últimos três anos, além da existência de programas voltados às escolas municipais para conscientização sobre a preservação da fauna silvestre.
Outro ponto abordado é o investimento público destinado à proteção dos animais. O documento solicita detalhes sobre os recursos aplicados pelo município, nos últimos três exercícios, em ações de proteção, resgate e conservação da fauna, bem como a existência de estudos ou diagnósticos municipais relacionados à incidência do tráfico de animais silvestres em Foz do Iguaçu.
Além das medidas de fiscalização e prevenção, o requerimento busca esclarecer quais procedimentos são adotados após o resgate dos animais, incluindo o encaminhamento, a recuperação e a destinação dos espécimes apreendidos.
“Queremos saber como esses animais estão sendo resgatados, para onde são encaminhados e quais políticas públicas estão efetivamente sendo implementadas para proteger a fauna silvestre em nosso município.”
A iniciativa busca reunir informações que permitam avaliar as ações desenvolvidas pelo poder público e fortalecer estratégias de preservação da fauna em uma das principais regiões de fronteira do país.



















