Força-tarefa contra incêndios no Pantanal ganha impulso com mais brigadistas e recursos

Combate ao fogo intensificado com medidas emergenciais e trabalho conjunto de diversos ministérios.

Reunião da Sala de Situação para controle e prevenção do desmatamento e enfrentamento de incêndios e queimadas no Pantanal e na Amazônia - Foto: Wagner Lopes / CC

Reunião da Sala de Situação para controle e prevenção do desmatamento e enfrentamento de incêndios e queimadas no Pantanal e na Amazônia - Foto: Wagner Lopes / CC

Em resposta à grave situação dos incêndios no Pantanal, o Governo Federal ampliou significativamente a força-tarefa para combater as chamas e proteger a região. Ações emergenciais foram tomadas, incluindo o reforço do efetivo de brigadistas e a destinação de recursos adicionais.

50 novos brigadistas do Ibama: Somados aos 175 brigadistas da instituição que já atuam no local, esse reforço representa um aumento de 28,6%.

60 brigadistas da Força Nacional: Essa equipe especializada se junta aos esforços, trazendo expertise e mão de obra adicional para o combate ao fogo.

Mobilização flexível do Ibama: A ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, destacou a flexibilidade na contratação de brigadistas, reduzindo o interstício de seis para três meses. Isso permitirá que o Ibama recrute profissionais com mais agilidade, respondendo rapidamente às necessidades do momento.

Recursos adicionais para o combate:

Responsabilidades e ações conjuntas:

O Governo Federal está tomando medidas emergenciais e trabalhando em conjunto com diversos ministérios, governos estaduais e a sociedade civil para combater os incêndios no Pantanal. O reforço no efetivo de brigadistas, a destinação de recursos adicionais e a intensificação das ações de combate ao fogo demonstram o compromisso do governo em proteger a região e seu rico bioma.

Informações importantes:

Sair da versão mobile