No dia 12 de setembro, o Rio de Janeiro será palco de uma cerimônia especial para celebrar o retorno do Manto Sagrado Tupinambá, que ocorrerá na Quinta da Boa Vista. O evento contará com a presença de lideranças do povo Tupinambá, da Ministra dos Povos Indígenas, Sonia Guajajara, e de autoridades federais, estaduais e municipais.
A cerimônia é resultado de uma colaboração entre o Ministério dos Povos Indígenas (MPI), os Ministérios da Educação (MEC) e da Cultura (MinC), e o Ministério das Relações Exteriores (MRE), em parceria com o povo Tupinambá. O manto retornou ao Brasil em 11 de julho, após ser trazido do Museu Nacional da Dinamarca, graças à cooperação entre instituições dos dois países.
Antes da cerimônia, no dia 11 de setembro, o povo Tupinambá realizará vigílias sagradas e visitará o manto na Biblioteca Central do Museu Nacional. O MPI garantiu que o planejamento do evento respeitasse o direito sagrado dos Tupinambá ao artefato, com um processo de escuta e consulta à comunidade indígena realizado entre 1º e 4 de abril deste ano. Essa celebração marca um importante passo na valorização e reconhecimento da cultura indígena no Brasil.