Em cinco meses, governo conclui 1.000 operações na Terra Indígena Yanomami 

Operações de proteção ao povo yanomami são realizadas desde a instalação da Casa de Governo em Boa Vista–RR.

O número de alerta de garimpo na Terra Indígena Yanomami teve queda de 73% no período de janeiro, fevereiro, março e abril de 2024, comparado ao mesmo período em 2023 - Foto: Casa Civil BR

O número de alerta de garimpo na Terra Indígena Yanomami teve queda de 73% no período de janeiro, fevereiro, março e abril de 2024, comparado ao mesmo período em 2023 - Foto: Casa Civil BR

A milésima operação de segurança do Governo Federal na Terra Indígena Yanomami para retirada de garimpo ilegal ocorreu neste sábado (13). A ação foi realizada na região do Palimiú com a participação do Centro de Gestão e Operações do Sistema de Proteção da Amazônia (Censipam), Força Nacional e Funai.

Equipamentos de mineração foram destruídos e cerca de uma tonelada de cassiterita, 140 litros de combustível, uma antena Starlink e tesouras de corte foram apreendidos. Um suspeito envolvido em atividade ilegal de mineração também foi preso.

Desde a instalação da Casa de Governo em Boa Vista (RR), em 29 de fevereiro deste ano, o objetivo prioritário é combater a logística orquestrada por criminosos para acessar as riquezas da maior terra indígena do Brasil, localizada na Amazônia. O planejamento do Governo Federal para os próximos meses é consolidar a retirada dos invasores, ampliar as políticas públicas e promover a autonomia dos Yanomami, especialmente em saúde e segurança alimentar.

Além dos dados sobre apreensões e destruição de infraestrutura criminosa, o governo já registrou uma queda acentuada na atividade ilegal, bem como um aumento nos custos de exploração de mineração no TIY. O número de alertas de garimpo na Terra Indígena Yanomami teve queda de 73% no período de janeiro, fevereiro, março e abril de 2024, em comparação ao mesmo período de 2023, segundo o Censipam, órgão vinculado ao Ministério da Defesa. Os custos da atividade de mineração ilegal ficaram 40% mais caros.

Informações adicionais:

Casa de Governo: Estrutura criada pelo Governo Federal para coordenar e monitorar a execução presencial do Plano de Desintrusão e Enfrentamento da Crise Humanitária na Terra Indígena Yanomami.

Diálogo: Lideranças indígenas se reuniram na sede da Associação Hutukara, em Boa Vista, para avaliar a atuação do governo nos últimos meses. Lideranças Yanomami elogiaram o trabalho da Casa de Governo e destacaram os avanços significativos alcançados, especialmente no combate ao garimpo ilegal.

Sair da versão mobile