Novo presidente da ACIFI defende união para desenvolver Foz

Novo presidente da ACIFI defende união para desenvolver Foz

Nova diretoria da Associação Comercial e Empresarial foi empossada em solenidade que reuniu empresários, lideranças e representantes políticos da região e do estado

A diretoria e o Conselho Superior reúnem mais de 100 empresários de Foz do Iguaçu. Foto: Kiko Sierich.
WhatsApp
Telegram
Facebook
Email
LinkedIn

Foz do Iguaçu, PR – O empresário Edmilson Iareski assumiu oficialmente a presidência da Associação Comercial e Empresarial de Foz do Iguaçu (ACIFI) para o biênio 2026–2028 e defendeu a união institucional como elemento fundamental para o desenvolvimento econômico e social do município. A posse da nova diretoria e do Conselho Superior ocorreu no sábado (30) e reuniu empresários, lideranças e agentes políticos de Foz do Iguaçu, da região Oeste e de diversas partes do Paraná.

Ao todo, 104 integrantes compõem a diretoria e o Conselho Superior da entidade. Durante seu discurso, Iareski afirmou que a gestão terá como diretriz o binômio união e desenvolvimento, com foco no fortalecimento do associativismo empresarial, na defesa dos empreendedores e no apoio a projetos estruturantes para a cidade.

Além disso, o novo presidente destacou a importância da continuidade dos projetos em andamento e da aproximação com os núcleos setoriais e territoriais da ACIFI, buscando ampliar a conexão entre a entidade e os diversos segmentos produtivos.

“Foz do Iguaçu precisa de união institucional. Precisa de prefeitura, Câmara, governos estadual e federal, entidades empresariais, sociedade civil, enfim, todos com seriedade e compromisso”, enfatizou.

“Cada um tem o seu papel, mas todos com uma visão comum: fazer desta cidade uma referência”, acrescentou.

Defesa do setor produtivo e diálogo institucional

Ao apresentar as diretrizes da nova gestão, Edmilson Iareski defendeu uma atuação técnica, profissional e independente da ACIFI, baseada no diálogo permanente com instituições públicas e privadas. Segundo ele, a entidade continuará atuando na construção de consensos, sem abrir mão da defesa dos interesses do setor produtivo.

“Há gargalos que precisam de soluções para trazer prosperidade à coletividade”, afirmou.

Ainda durante a cerimônia, o presidente ressaltou que a associação será parceira de iniciativas que contribuam para o desenvolvimento regional, mas manterá uma postura crítica quando necessário.

“Mas também será firme ao defender o setor produtivo, cobrar planejamento e questionar impactos. Não queremos uma entidade de oposição automática nem de concordância silenciosa”, destacou.

Lideranças destacam importância da ACIFI

O presidente do Conselho Superior da ACIFI, João Batista de Oliveira, ressaltou a diversidade dos associados e a representatividade da entidade junto aos diferentes setores econômicos do município.

“Representamos os setores que geram emprego, renda e impostos. O DNA, a força da ACIFI, é a junção de cabeças e objetivos. Temos muito a contribuir com a cidade”, afirmou.

Por sua vez, o prefeito de Foz do Iguaçu, general Joaquim Silva e Luna, cumprimentou a gestão que encerrou o mandato e desejou sucesso à nova diretoria.

“Foz do Iguaçu vive um momento de grande potencial de crescimento. Nosso trabalho é criar as condições para que os empresários se desenvolvam. Por isso, cumprimento a equipe que assume esse desafio para um trabalho a muitas mãos”, declarou.

O presidente da Câmara Municipal, vereador Paulo Debrito, também reiterou o compromisso do Legislativo com as pautas defendidas pela entidade.

“A ACIFI tem um papel muito importante, fundamental. Contem conosco, contem com a Câmara”, disse.

Entidade é referência para o associativismo no Paraná

Representantes do sistema associativista paranaense também participaram da solenidade e destacaram a relevância histórica da ACIFI.

O presidente da Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Paraná (Faciap), Flávio Furlan, ressaltou a contribuição da entidade para o fortalecimento do associativismo estadual.

“É a primogênita das associações comerciais do Oeste. Continuem fazendo história e orgulhando a região e o Paraná”, afirmou.

Já o presidente da Coordenadoria das Associações Comerciais e Empresariais do Oeste do Paraná (Caciopar), Reni Felipe, destacou o papel transformador do associativismo empresarial.

“Une pessoas, aproxima propósitos, fortalece empresas e constrói caminhos coletivos para o desenvolvimento. Quero cumprimentar a ACIFI, uma das maiores e mais respeitadas entidades do Paraná”, enfatizou.

Homenagens marcam despedida da gestão anterior

A cerimônia também foi marcada por homenagens aos ex-presidentes Danilo Vendruscolo e Rodiney Alamini, que deixaram, respectivamente, a presidência da ACIFI e do Conselho Superior.

Ambos foram reconhecidos pelos serviços prestados à entidade ao longo dos últimos anos. Além das homenagens realizadas durante o evento, vídeos com depoimentos de familiares, amigos e parceiros destacaram a trajetória e o legado dos dirigentes.

“Foram quatro anos de aprendizado, dedicação e muitos desafios liderando essa entidade, que completa 75 anos de história como uma das maiores do país”, afirmou Danilo Vendruscolo.

“Essa é a força que a nova diretoria tem o compromisso de conduzir. Ela está preparada para esse trabalho, para prestar bons serviços aos nossos associados e à sociedade”, acrescentou.

Rodiney Alamini também manifestou confiança na nova gestão.

“Tenho certeza de que vocês farão uma excelente gestão. E, se me permitem, deixo o meu maior aprendizado nesses quatro anos à frente do Conselho Superior: aceitem o contraditório e cultivem bons relacionamentos”, declarou.

Chapa foi eleita por unanimidade

A chapa União para o Desenvolvimento foi eleita por unanimidade em março deste ano para comandar a ACIFI durante o biênio 2026–2028.

Empresário do setor imobiliário, Edmilson Iareski construiu sua trajetória dentro da entidade por meio da atuação em núcleo setorial, além da participação na diretoria e no Conselho Superior. Nos últimos anos, acompanhou decisões estratégicas da associação e esteve envolvido em iniciativas voltadas ao fortalecimento do ambiente empresarial de Foz do Iguaçu.


Deixe um comentário

Notícias relacionadas

Siga-nos

Últimas Notícias

Rolê na Fronteira

Turismo

Câmbio Fronteira

Dólar (USD) Carregando...
Peso Argentino Carregando...
Guarani (PYG) Carregando...
Atualização --

Inscreva-se em nossa NEWSLETTER