Morre "Tula", torcedor histórico da Seleção Argentina

Carlos Pascual Tula, o dono do bumbo mais famoso do futebol argentino.

Carlos Pascual Tula, o dono do bumbo mais famoso do futebol argentino.

Aos 83 anos, ícone da Seleção Argentina, Carlos “Tula” Pascual, estava internado há uma semana no hospital La Trinidad Mitre, em Buenos Aires, em coma induzido, após sofrer complicações de um câncer de pulmão.

Reconhecido por todos os argentinos, Tula era um personagem popular, peronista, que acompanhou a Seleção Argentina em todas as copas do mundo desde 1974 na Alemanha, até o Catar em 2023.

Tulia viu a coroação da Seleção Argentina em 1978, 1986 e 2022. Além disso, foi o torcedor escolhido para representar a Argentina na premiação “The Best” de 2023, na qual o país conquistou o prêmio, “Melhores Torcedores”.

Ao chegar ao Catar, Tula definiu: “Faço parte da história das Copas do Mundo”, minha primeira Copa do Mundo foi na Alemanha em 1974, quando tive que pegar 15 mil quilômetros de carona. “Todos os jornais do mundo registraram e a BBC de Londres me entrevistou com um intérprete”. Foi incrível!

Com seu companheiro, o bumbo, doado por Perón em 1971 durante seu exílio na Espanha, Tulia percorreu as arquibancadas dos estádios mais remotos do mundo, embora reconhecesse que nos últimos torneios, por motivo das medidas de segurança nos estádios, já era difícil carregá-lo, com seu carisma dizia: “Eu sempre carrego o bumbo”.

De Arroyito para o mundo

Segundo seu filho em entrevista, Tula desenvolveu desde cedo sua paixão pelo Rosário Central, influenciado pela herança paterna. No bairro onde sempre morou, se encontra o estádio Gigante de Arroyito, do Clube Rosario. Sua ligação com o clube era inata, e sua história com o bumbo começou espontaneamente.

“Ele morava a três quadras do campo. E um dia simplesmente percebeu que um dos torcedores havia parado de tocar o bumbo, então ele se ofereceu, e deram para ele, e é por isso que hoje ele é chamado: “Tula e seu bumbo”, explicou ao filho.

Presidente do Rosário Central, Gonzalo Belloso, clube do qual Tula era fã, se pronunciou sobre a morte de Tula em suas redes sociais: “Tchau Tula, querido! Legítimo canalha, companheiro e amigo dos meus pais, para sempre. Você teve o prazer de sair como campeão antes de partir. Continue tocando bumbo da 3ª bandeja!”.

 

Sair da versão mobile