Cuba Vacina Mais de 23 Mil Crianças Contra Pneumococo

Campanha nacional utiliza Pneumosil 10-valente para proteger contra os principais sorotipos de pneumococos

Foto: Divulgação

Cuba lançou uma campanha nacional de vacinação pneumocócica utilizando a vacina Pneumosil 10-valente, imunizando até agora 21.092 crianças nascidas entre 1 de janeiro e 30 de junho deste ano. A informação foi confirmada por Gretza, diretora geral de Higiene, Epidemiologia e Microbiologia do Ministério da Saúde Pública (Minsap), em entrevista à imprensa.

Além disso, 1.995 crianças nascidas em julho, que já têm dois meses, também receberam a primeira dose da vacina. Segundo Sánchez Padrón, o sucesso da campanha é evidente, com 670 centros de vacinação certificados pelo Programa Nacional de Imunização espalhados por toda a ilha.

Proteção Contra Doenças Graves

O Pneumosil 10-valente é eficaz contra os dez sorotipos de pneumococos mais circulantes, que podem causar doenças graves, como meningite aguda, pneumonia e sepse. A primeira fase da campanha está prevista para terminar em 30 de setembro, com uma segunda dose sendo administrada após quatro meses e uma dose de reforço aos 11 meses.

A campanha conta com o apoio da Aliança Global de Vacinas e da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), reforçando o compromisso de Cuba com a saúde infantil.

Futuras Iniciativas de Vacinação

Em adição à Pneumosil, uma nova vacina pneumocócica cubana, chamada Quimi-Vio, desenvolvida pelo Finlay Vaccine Institute e produzida pelo Centro Nacional de Biopreparações, começará a ser aplicada em crianças a partir de dois anos nos próximos meses. Isso demonstra a contínua evolução do programa de imunização no país.

Com a incorporação do Pneumosil 10-valente, Cuba se junta a 35 países da região americana que já incluem vacinas pneumocócicas em seus esquemas de imunização, fortalecendo ainda mais sua estratégia de saúde pública em prol da proteção infantil.

Sair da versão mobile