Mais Engenharia: Capacitação para transformar pequenos municípios do Paraná

Mais Engenharia: Capacitação para transformar pequenos municípios do Paraná

Foto: William Brisida - Itaipu Binacional.
WhatsApp
Telegram
Facebook
Email
LinkedIn

A Itaipu Binacional, em parceria com o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (Crea-PR) e a Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), lançou o Programa Mais Engenharia. A iniciativa vai capacitar engenheiros e engenheiras de pequenos municípios do Paraná, especialmente aqueles com baixo Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM).

O objetivo é simples, mas poderoso: formar profissionais capazes de elaborar projetos de infraestrutura que permitam às prefeituras acessar recursos públicos e transformar suas realidades. Metade das 50 bolsas de pós-graduação será destinada a mulheres, além de outras 50 vagas para estagiários e estagiárias.

O programa integra o Itaipu Mais que Energia, que promove o desenvolvimento sustentável nos 399 municípios do Paraná e 35 do sul do Mato Grosso do Sul.Para o diretor-geral brasileiro de Itaipu, Enio Verri, a proposta é criar uma transformação estrutural de longo prazo: “Vamos dar condições reais para mudar a estrutura desses municípios. Enviar recursos sem capacitar não gera transformação. Ter uma equipe técnica qualificada é o que, de fato, muda a realidade.”

O presidente do Crea-PR, Clodomir Luiz Ascari, reforça que investir na engenharia local é essencial para o desenvolvimento dos municípios: “Não conheço nenhuma cidade bem-sucedida sem uma boa equipe de engenharia na prefeitura. A capacitação é fundamental para criar projetos que realmente transformem as cidades.”

O diretor administrativo da Itaipu, Iggor Rocha, destaca que muitos editais públicos, inclusive da própria Itaipu, ficam sem execução por falta de projetos: “O País sofre com a escassez de profissionais de engenharia nas prefeituras e, consequentemente, com a falta de projetos para captar recursos. O Mais Engenharia vem justamente para enfrentar esses dois desafios.”

Como funciona o curso de especialização?

A pós-graduação será em Gestão Pública em Engenharia e Desenvolvimento Sustentável, oferecida pela UEPG.

  • Carga horária: 480 horas, distribuídas em 24 meses.
  • Início das aulas: 1º de outubro.
  • Equipe: 16 professores e 50 orientadores de TCC.
  • Atividades práticas: cada bolsista deverá cumprir 30 horas semanais em uma prefeitura participante.

Além disso, cada engenheiro(a) deverá desenvolver quatro projetos executivos, com os direitos cedidos ao Crea-PR, que poderão ser utilizados em qualquer município do Estado. As inscrições estão abertas até 13 de julho no site do Crea-PR.

Acesse no link e inscreva-se: https://www.crea-pr.org.br/ws/programa-mais-engenharia/ 

Critérios de seleção:

  • IDHM do município;

  • Residência do engenheiro(a) na cidade;

  • Índice de engenheiros por mil habitantes na região.

  •  O resultado será divulgado em 31 de julho.


7 Views

Notícias relacionadas

Siga-nos

Sumário

Últimas Notícias

Rolê na Fronteira

Turismo

Câmbio Fronteira

Dólar (USD) Carregando...
Peso Argentino Carregando...
Guarani (PYG) Carregando...
Atualização --

Inscreva-se em nossa NEWSLETTER