Foz do Iguaçu, PR – O Sistema FAEP promoveu, em parceria com o Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná (IDR-PR), a segunda edição da série Dia de Campo de Solos entre os meses de agosto e setembro. A iniciativa reuniu mais de 440 produtores rurais, técnicos e estudantes em encontros práticos promovidos nos municípios paranaenses de Toledo, Umuarama, Cruzeiro do Sul, Irati e Cambará, com foco na preservação e no manejo correto da terra nas propriedades rurais.
Os detalhes da iniciativa e as orientações técnicas foram apresentados no novo episódio do programa Campo & Companhia pela técnica do Departamento Técnico e Econômico do Sistema FAEP, Cibelle Oliveira. Ela enfatizou que a conservação do solo é o pilar fundamental para garantir a sustentabilidade e a produtividade da produção agropecuária no estado.
Entre os principais resultados debatidos, a especialista detalhou pesquisas realizadas em Toledo que comprovaram a eficácia do terraceamento no controle da erosão. Os dados do levantamento mostram que a construção de terraços, quando combinada ao sistema de plantio direto e à rotação de culturas, impede que a enxurrada carregue a palhada, os fertilizantes e as sementes aplicados nas lavouras.
Outro ponto central dos encontros envolveu as particularidades dos solos arenosos, que predominam na região de Umuarama. Nesses locais, o manejo exige cuidados específicos, com destaque para a manutenção constante da cobertura vegetal e a adoção da Integração Lavoura-Pecuária (ILP) par



Deixe um comentário