Español Português
AGORA

Itaipu mantém alerta para cheia do Paraná diante de novas chuvas

Rio chegou a 114,23 metros nesta terça-feira, mas continua em nível de inundação moderada

Itaipu mantém o monitoramento hidrológico diante da previsão de novas chuvas. Foto: William Brisida/Itaipu Binacional.

Foz do Iguaçu, PR – O nível do rio Paraná chegou a 114,23 metros acima do nível do mar nesta terça-feira (3), registrando uma redução gradual nos últimos dias. Apesar da queda, o rio permanece em nível de inundação moderada, e a orientação da Comissão Especial de Cheias de Itaipu é que as famílias afetadas continuem nos abrigos até que existam condições seguras para voltar às suas casas.

No Paraguai, parte das 220 famílias que precisaram deixar suas residências por causa da cheia ainda não retornou. A recomendação da Itaipu considera a previsão de novas chuvas nos próximos dias e a necessidade de acompanhar o comportamento do rio antes de autorizar o retorno dos moradores.

“Trabalhamos com previsões, mas as condições são muito dinâmicas. As chuvas podem variar bastante de intensidade e de local. Por isso, é importante mantermos esse monitoramento permanente”, afirma a engenheira Mariana Werlang, integrante da Comissão Especial de Cheias de Itaipu.

A previsão meteorológica indica possibilidade de chuvas fortes na quarta-feira (4) e na sexta-feira (6). A ocorrência de vários dias consecutivos sem chuva, por outro lado, tem contribuído para a redução gradual do nível do rio Paraná. Esse intervalo sem precipitações favorece a diminuição das águas e pode permitir que as famílias atingidas pela inundação retornem às suas residências com segurança.

Em outubro, a região registrou períodos de até cinco dias consecutivos de chuva, acompanhados de grandes volumes de precipitação. Os maiores registros ocorreram especialmente na área do reservatório da usina de Itaipu e na região do rio Iguaçu. Essas condições contribuíram para a elevação dos níveis dos rios e agravaram os efeitos da cheia sobre as comunidades próximas.

A Itaipu Binacional continua utilizando a capacidade de seu reservatório para reduzir os impactos da inundação. Uma das medidas adotadas é a redução da defluência, ou seja, da quantidade de água liberada pela usina. Essa operação contribui para diminuir o nível do rio Paraná na estação de medição localizada na Ponte da Amizade, entre Brasil e Paraguai.

A redução da vazão do rio Iguaçu também ajuda a conter a elevação das águas. O comportamento dos dois rios é acompanhado pelas equipes responsáveis pelo monitoramento hidrológico, que avaliam as condições para orientar as medidas de prevenção e segurança.

Mesmo com a diminuição registrada nos últimos dias, a situação ainda exige cautela. A possibilidade de novas chuvas pode alterar rapidamente as condições dos rios, razão pela qual a orientação é evitar o retorno antecipado às residências atingidas.

A Comissão Especial de Cheias recomenda que os moradores continuem acompanhando as informações oficiais antes de deixar os abrigos. A população pode consultar o Boletim Hidrológico, disponível no site www.itaipu.gov.br, e deve permanecer atenta aos alertas emitidos pela Defesa Civil.

A redução do nível do Paraná representa uma evolução favorável para as comunidades atingidas, mas o retorno das famílias depende da avaliação das condições de segurança nas áreas inundadas.

Steve Rodríguez

*Steve Rodríguez é repórter do Fronteira Livre, pesquisador e doutorando pela UNILA com formação interdisciplinar em narrativa audiovisual, estudos culturais latino-americanos e práticas pedagógicas anticoloniais. Sua trajetória combina criação artística (teatro, cinema e cultura visual) com reflexão teórica, orientada pela perspectiva dos estudos visuais de Nicholas Mirzoeff.

Receba notícias no WhatsApp do Fronteira LivreReceba notícias no WhatsApp do Fronteira Livre

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *