Español Português
AGORA

Rodrigo Pacheco toma posse como ministro do TCU em Brasília

Nomeação foi publicada no Diário Oficial; ex-senador assume vaga aberta com a saída de Bruno Dantas para a iniciativa privada.

Rodrigo Pacheco toma posse formal como ministro do TCU em Brasília. Foto: Johnnes Cardoso/TCU

Brasília, DF – O ex-presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, tomou posse nesta quarta-feira (30) como ministro do Tribunal de Contas da União (TCU). A nomeação foi publicada em edição extra do Diário Oficial da União na segunda-feira (28), confirmando a transferência do parlamentar para o órgão responsável por fiscalizar os gastos do governo federal.

Pacheco assume a vaga aberta com a saída de Bruno Dantas, que deixou a Corte de Contas para trabalhar na iniciativa privada. A indicação foi aprovada recentemente pelo Congresso Nacional, composto pela Câmara dos Deputados e pelo próprio Senado, Casa que o advogado mineiro comandou nos últimos anos.

Nascido em Porto Velho, Rondônia, e criado em Minas Gerais, Pacheco tem 49 anos e é advogado de formação. Antes de conquistar o mandato de senador nas eleições de 2018, exerceu mandato como deputado federal. No Senado, foi eleito e reeleito presidente da Casa, exercendo dois mandatos consecutivos à frente da cúpula do Legislativo federal.

A chegada ao tribunal define o rumo de Pacheco após meses de negociações sobre seu destino institucional e eleitoral. O ex-senador chegou a ser citado como possível nome para ocupar uma cadeira no Supremo Tribunal Federal (STF). Além disso, recebeu sondagens de lideranças políticas para disputar o governo de Minas Gerais nas eleições de outubro, mas decidiu não concorrer ao pleito estadual.

No órgão de controle, Pacheco passa a ocupar um posto com estabilidade e garantia de permanência por até 26 anos, já que os ministros têm cargos vitalícios e a aposentadoria compulsória ocorre somente aos 75 anos. O Tribunal de Contas da União é formado por nove ministros, sendo três indicados pela Presidência da República e seis pelo Congresso Nacional, com a missão de auditar despesas federais, fiscalizar contratos públicos e julgar a prestação de contas dos administradores do Estado.

Amilton Farias

Amilton Farias é jornalista, fundador e editor do portal Fronteira Livre. Com vivência em diferentes países da América Latina e atuação voltada ao jornalismo territorial, dedica sua escrita à análise política, social e cultural das fronteiras, dos territórios e das realidades que marcam a vida dos povos latino-americanos.

Receba notícias no WhatsApp do Fronteira LivreReceba notícias no WhatsApp do Fronteira Livre

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *