A SPrint Dados, startup brasiliense especializada em consultoria e desenvolvimento de soluções para gestão de dados no turismo, integra o time de empresas selecionadas para a fase de aceleração do Programa Conecta IGU. Uma iniciativa da Embratur em parceria com o Parque Tecnológico Itaipu (PTI) e a Itaipu Binacional, o Conecta IGU tem como objetivo transformar o cenário do turismo no Brasil.
Pontes entre dados, tecnologia e turismo
A SPrint Dados atua no desenvolvimento de soluções que abrangem desde a estruturação e organização de dados internos, integração de diversas fontes, estudos de mercado, pesquisas de demandas do perfil dos turistas até Big Data. Através do Conecta IGU, a empresa busca aprimorar suas expertises e alcançar indicadores como número de turistas, origens, modais de transporte utilizados e tempo de permanência no destino.
CEO da SPrint Dados, Rayane Ruas, explica a missão da empresa:
“Oferecemos soluções em dados para o mercado nacional e internacional, a partir da análise e compreensão das necessidades específicas de cada cliente. Trazemos soluções moduláveis e com parâmetros ajustáveis para cada realidade. Nossos dashboards contêm dados atualizados periodicamente, com navegação intuitiva e otimizada para o setor de turismo.”
Seleção rigorosa de fornecedores de dados e capacitação de gestores
A SPrint Dados realiza uma curadoria criteriosa em seu portfólio de fornecedores de dados, buscando os melhores provedores de informações com o objetivo de oferecer o melhor custo-benefício para cada destino. A empresa também oferece consultoria para o envolvimento, qualificação e empoderamento dos gestores, permitindo que se apropriem dos dados, os apliquem em suas empresas ou destinos e identifiquem insights valiosos para uma gestão mais eficiente.
Leia mais: Sua roupa, sua história: Construindo a identidade e o sucesso através do estilo
Conecta IGU: Uma oportunidade única
Ao ler o edital do Conecta IGU, a SPrint Dados identificou um fit perfeito entre sua expertise na extração de dados (através de algoritmos próprios), tratamento, cruzamento de dados e entrega otimizada da informação com o desafio proposto pelo programa.
“Percebemos que testar e validar soluções dentro de um ambiente real, que nos conecta com o mercado do turismo brasileiro, seria uma mais valia não só para a nossa solução, mas para a empresa como um todo”, afirma Rayane.
A CEO complementa:
“Participar do Conecta IGU e estar em contato direto com o PTI e a Embratur é uma excelente oportunidade de apresentar uma solução robusta e demonstrar que os dados do turismo, provenientes de diversas fontes e analisados de forma integrada, podem trazer excelentes resultados e serem acessíveis aos diversos públicos.”
Fortalecendo o turismo brasileiro
A solução da SPrint Dados proposta ao Conecta IGU está em fase final de desenvolvimento, com a seleção e integração dos dados finalizadas. Os próximos passos incluem trabalhos com os algoritmos de Data Analytics para realizar cruzamentos dos dados e chegar aos indicadores propostos com uma ótima margem de segurança e confiabilidade.
“A aceleração do programa oferece um suporte que vai muito além da elaboração, teste e entrega da solução proposta. Busca, realmente, fortalecer a startup, seus processos, procedimentos e produtos. Pretendemos aproveitar ao máximo cada um destes momentos e concluirmos essa jornada com sucesso”, diz Rayane.
Conquistas e expectativas para o futuro
O Conecta IGU representa o primeiro desafio em que a SPrint Dados se inscreveu e recebeu reconhecimento e aporte. A empresa também foi selecionada para um programa similar em Portugal, o Tourism Advance, onde desenvolverá uma solução de integração e gestão de dados para uma importante agência de viagens corporativa portuguesa.
“Esperamos que este seja o primeiro de muitos, porque desejamos contribuir para o crescimento e desenvolvimento do turismo brasileiro”, destaca Rayane.
A missão da SPrint Dados é difundir suas soluções para todos os estados, municípios e regiões turísticas do país.
“Pretendemos, até o final do ano, alcançar 10 novos destinos atendidos e beneficiados pelas nossas soluções e, consequentemente, fortalecidos pela gestão por dados”, conclui a CEO.