Neste livro, que será lançado dia 29 de fevereiro no Líbano, a editora Dar Saer Mashrek dá voz ao brasileiro Roberto Kathlab. O autor conta a história das relações entre as comunidades brasileiras e libanesas no Brasil e no Líbano, apresentando um panorama atualizado dos vínculos humanos, históricos, culturais e sociopolíticos na língua portuguesa.
Por meio de pesquisas exclusivas e fundamentadas em contatos, entrevistas, documentos, e anotações pessoais sobre os brasilibaneses, termo criado pelo autor para designar os indivíduos, oriundos da fusão entre brasileiros e libaneses, binacionais vivendo aqui e lá.
Um levantamento inédito das etapas da reimigraçao-imigração dos brasilibaneses, que já somam mais de 123 anos. Fato marcado a partir de 1795, século 18, ano em que Joseph Ibrahim Nehme do Emirado do Monte Líbano imigrou para o Brasil. Do outro lado, como a relação dos brasileiros se iniciou com o país dos cedros, há 229 anos, a partir das viagens de Dom Pedro II, imperador do Brasil, que foi ao Líbano pela primeira vez em 1876. Esta segunda trata-se de pesquisa inédita conduzida por Roberto Khatlab, João Abdallah Neto e Ramz Labaki, concluída em 2022.
A obra traz uma oportunidade para as famílias e seus descendentes de conhecerem um pedacinho do Brasil no Oriente Médio. Um material de consulta permanente e de resgate da ancestralidade.
Leia mais: Ato marca um ano da morte da professora por erro médico
«A minha maior motivação para escrever este livro foi o desejo de deixar um registro impresso do processo de formação da comunidade brasilibanesa no Líbano, da qual eu e minha família fazemos parte. Espero que outros continuem a pesquisar, escrever e atualizar essa amizade que desafia a distância», comenta o autor.
Sobre o autor
Roberto Khatlab
Nasceu em Maringá, Paraná, Brasil. É naturalizado libanês, brasilibanês. Atua como pesquisador e escritor. É diretor do Centro de Estudos e Culturas da América Latina na Université Saint-Esprit de Kaslik, no Líbano. É autor de mais de 20 obras publicadas em português, árabe, espanhol, francês e inglês, como As viagens de Dom Pedro II. Oriente Médio e África do Norte, 1871 e 1876; Descubra o Líbano (guia turístico, histórico e cultural); Les Libanais dans le Monde e Brasil-Líbano, Amizade que desafia a distância.