Baby primeiro animal nascido na instituição, com bolo de feno e presentes. A atividade foi acompanhada pelos turistas que visitavam o parque.
A “festa” de aniversário faz parte das técnicas de enriquecimento ambiental desenvolvidas com os animais no Eco Park para estimular os comportamentos naturais de cada espécie.
Nesta ação específica, o objetivo foi incentivar a alimentação do boizinho em um formato diferente. Ao invés de ele buscar o alimento no comedouro tradicional, a comida foi servida em formato de bolo.
“Aqui no Eco Park nosso foco é o bem-estar do animal. Nessa atividade trabalhamos os estímulos físicos, alimentares, sociais, cognitivos e sensoriais”, explicou a bióloga Anna Cecília Leite.
O Baby
O Baby foi o primeiro animal nascido no Eco Park. A mãe dele, a vaca Jupira, já chegou na unidade prenhe. O cuidador da fazendinha, Sr. Nivaldo, acompanhou as mudanças no comportamento da vaca por semanas.
Quando estava mais próximo da data do nascimento, a equipe do Eco Park fazia plantão 24 horas para auxiliar Jupira.
Leia mais: Ministério da Saúde adverte sobre o boato que a Ivermeticina combate a dengue
No entardecer do dia 8, Jupira entrou em trabalho de parto e somente no dia seguinte deu à luz ao Baby, auxiliada pela veterinária Stacy Wu. Ele nasceu prematuro, o que demandou ainda mais atenção da equipe.
“Passamos três dias com cuidados intensivos 24 horas por dia, tirávamos o leite da mãe para dar por sonda ao filhote de 3 em 3 horas, pois ele tinha dificuldade para se levantar”, relembra Stacy.
Segundo a veterinária, no terceiro dia Baby ficou em pé por alguns minutos com dificuldades; no quarto dia conseguiu mamar pela primeira vez na mãe. No sexto, aprendeu a se levantar sozinho e caminhar melhor, mamando bem.
Desde então, Baby e a mãe, assim como os mais de 200 animais que vivem no Eco Park, recebem cuidados diários de toda a equipe.
Localização
O Eco Park está localizado na Rua Cruz Alta, 111, e funciona diariamente das 9h às 17h.
Moradores de Foz pagam R$ 15. Se estiver acompanhado de um turista pagante, a entrada é de graça. Crianças menores de seis anos são isentas. Iguaçuenses acompanhados de turistas tem entrada free.
Mais informações no site: www.dreamsecopark.com.br