Se o turista está procurando um local para descansar e aprofundar-se espiritualmente, Jacarezinho é uma cidade que não pode faltar no roteiro de viagens. Localizada no norte do Paraná, na divisa com o Estado de São Paulo, a cidade é conhecida como a Capital Estudantil do Norte Pioneiro, devido a seus colégios e faculdades tradicionais que atraem estudantes de diversas partes do país.
Cortada pela rodovia Transbrasiliana (BR-153), Jacarezinho faz fronteira com a cidade paulistana de Ourinhos, e com os municípios paranaenses de Barra do Jacaré, Ribeirão Claro, Santo Antônio da Platina e Cambará. A economia da cidade é pautada na agropecuária e turismo, tendo uma população estimada de 39.435 pessoas, segundo o IBGE.
Além da exuberante natureza, a riqueza cultural e histórica do município está retratada nos prédios religiosos, fato que colocou a cidade como ponto de parada na Rota do Rosário. Música e artes cênicas também marcam presença na cidade, tendo como palco das apresentações o tradicional Conjunto Amadores de Teatro (CAT). E para aqueles que não voltam para casa sem levar uma lembrancinha na bagagem, é imprescindível conhecer as lojas e feiras de artesanato local. Emoção e belas imagens não faltarão a quem visita essa cidade com opções diversificadas de lazer, cultura e fé.
O que fazer
Atividades ao ar livre
Na zona rural da cidade o que não falta são opções de lazer. Os amantes de caminhada podem apreciar a vida silvestre se exercitando nas trilhas em meio a natureza. Já para quem gosta de sentir o vento no rosto e não tem medo de altura, é possível encontrar locais propícios a voos de parapente.
Festas e Feiras
Na área dos negócios, Jacarezinho tem duas feiras tradicionais. A GeniusCon visa fomentar a inovação e tecnologia da região, com atividades voltadas a ciência, tecnologia e empreendedorismo. Já a Feira Internacional de Cafés Especiais do Norte Pioneiro do Paraná – Ficafé, acontece no mês de outubro, e suas atrações objetivam fomentar e apresentar a produção de cafés especiais produzidos na região. Vale destacar também o Carnaval de Rua da cidade, com o desfile das Escolas de Samba e, o Baile do Texas, que desde 1958 anima os participantes no melhor estilo velho oeste norte-americano.
Turismo Religioso
Jacarezinho é uma das cidades que integra a Rota do Rosário, projeto que visa alavancar o turismo e desenvolvimento das regiões paranaenses do Norte e Campos Gerais. Além das belezas na arquitetura e obras religiosas, os templos da cidade são ótimas opções para quem procura um recanto espiritual.
Dicas
Divirta-se no Saltinho do Jacaré
Berço da cachoeira do Rio Jacaré, o turista que visitar o local pode testar as habilidades com o molinete nas áreas destinadas a pesca. É possível ainda refrescar-se nas águas, que tem com pouca profundidade. O Saltinho do Jacaré fica na estrada rural próximo ao bairro Monjolinho, há 20 km do centro de Jacarezinho.
Na rotina da fazenda
Descansar no meio da natureza, cavalgar, refrescar-se na cachoeira, saborear ótimos pratos. Essas são algumas das várias atrações disponíveis ao hóspede da Pousada Laranjal, localizada a 20 km do centro de Jacarezinho.
Leia mais: 5 atrativos turísticos imperdíveis ao visitar a fronteira
Ao visitante que deseja um contato mais próximo com os animais da fazenda, é possível ainda ajudar a tocar o gado na ordenha, além de cuidar dos cabritos, bezerros e potros.
Lugares mais visitados
Catedral Imaculada Conceição
Santuário da Mãe Rainha e Vencedora de Schoenstatt
Fazenda Califórnia
Mosteiro Preciosíssimo Sangue – Fraternidade o Caminho
Museu Dom Ernesto de Paula
Passeios
Catedral Imaculada Conceição
Tombada pelo Patrimônio Histórico do Estado, a majestosa catedral encanta os visitantes com seus afrescos e murais que chegam a 15 metros de altura. Na arte de Eugênio de Proença Sigaud, a história da cidade se mescla com as referências bíblicas, como as oliveiras do Velho Testamento que foram substituídas por pinheiros, cafeeiros e cana-de-açúcar, a fim de retratar os cultivos do local. São 600 m² de pinturas de pura história, fé e beleza.
Santuário da Mãe Rainha e Vencedora de Schoenstatt
A cidade de Jacarezinho é um marco na história do Movimento Apostólico Internacional de Schoenstatt, por ter sido a primeira cidade do Brasil a acolher as 12 Irmãs de Maria. Vindas da Alemanha, as missionárias chegaram a cidade em 12 de junho de 1935, e plantaram a semente de espalhar a mensagem da mãe de Jesus Cristo nas terras brasileiras. Após 73 anos desde a chegada das pioneiras, o santuário foi inaugurado em 2008, junto ao monumento Cruz e o Tijolo. Tais símbolos representam o envio dos ensinamentos marianos (cruz) e a vinculação com o santuário original (tijolo), localizado na cidade alemã de Vallendar. Um local de renovação e fortalecimento espiritual.
Santuário Nossa Senhora de Guadalupe
Dedicado a Nossa Senhora de Guadalupe, Padroeira da América Latina, o santuário foi inaugurado em 2000 em comemoração a vários eventos religiosos, como os 500 anos da evangelização católica no Brasil. Em seus vitrais, imagens simbolizam a evangelização dos índios, bem como o telhado do templo, que remete a cobertura de uma oca, típica moradia indígena. Os ícones religiosos internos e externos representam a ampla cultura da diocese de Jacarezinho, como as esculturas das portas, talhadas à mão por trabalhadores da cidade. Vale a pena conhecer toda simbologia desse santuário.
Como chegar
É possível chegar a Jacarezinho pelas rodovias BR-369 e BR-153. Outra opção é o Aeroporto de Londrina, a 150 km. O município fica a 380 km de Curitiba e São Paulo.
Onde ficar
Se o turista procura descansar pelo centro da cidade, existem opções de hotéis simples e confortáveis. Caso o visitante queira repousar em meio à natureza, hotéis fazenda e pousadas com diversas atividades renderão ótimas lembranças.
Gastronomia
Quando a fome apertar não deixe de experimentar a Pachola, uma saborosa receita de arroz com frango e legumes, prato típico da cidade semelhante a um risoto. A cidade ainda conta com várias opções de restaurantes, pizzarias e lanchonetes. As choperias também são ótimos lugares para descontrair com os amigos.