A implantação de 100% da sinalização rústica no trecho de 40 quilômetros da ciclorrota municipal que compreende a Rota dos Pioneiros do projeto Caminhos do Iguaçu, aconteceu no início do mês de março, em Marechal Cândido Rondon. Este roteiro contempla o interior do município, áreas naturais, sítios e também a cultura germânica destacada em construções tradicionais, como o Centro de Eventos Werner Wanderer.
A sinalização permanente com as pegadas em preto e amarelo é em ambos os sentidos, tanto norte, quanto sul. A ação contou com as orientações do consultor técnico do Caminhos do Iguaçu e representante da Rede Brasileira de Trilhas, Erick Caldas Xavier.
O Caminhos do Iguaçu conta com o patrocínio da Fundação Grupo Boticário. Quatro roteiros fazem parte do projeto como um todo, sendo eles, Rota da Fé, Caminho Coluna Prestes, Rota dos Pioneiros e Caminhos do Peabiru.
De acordo com a coordenadora técnica da Adetur, Sara Fernanda de Moraes, o projeto conectará todos os municípios da região de abrangência da instituição, interligando o Parque Nacional de Ilha Grande em Guaíra ao Parque Nacional do Iguaçu em Foz do Iguaçu. “Essa iniciativa visa não só a conservação do meio ambiente, do patrimônio natural e cultural, mas também a promoção do bem-estar, da saúde e o estímulo ao desenvolvimento regional sustentável de forma integrada”, destaca.
Segundo a colaboradora do projeto Caminhos do Iguaçu e servidora pública da Prefeitura de Marechal Cândido Rondon, Marciane Linck Sauer, o roteiro valoriza a cultura e arquitetura germânica da cidade. “Quem passa por aqui conhecerá como a cidade é extremamente germânica, com uma gastronomia fenomenal. Fizemos o lançamento dessa ciclorrota na nossa etapa do Cicloturismo. A sinalização é permanente e já está disponível para as pessoas acessarem no momento que quiserem”, ressalta.
Ian Augusto Brissow, proprietário da Cosmos Adventure de Marechal Cândido Rondon, associado da Adetur e voluntário do Caminhos do Iguaçu, explica que a intenção é prolongar a Rota dos Pioneiros, conectando com os demais caminhos dos municípios vizinhos. “A Rota dos Pioneiros possui a parte aquática, que é a principal e mais longa, mas ela também agora tem trechos terrestres e esse que sinalizamos é um dos trechos que integram esse roteiro. A atividade de hoje foi finalizada, mas o trabalho continua. O objetivo da sinalização terrestre é atrair cada vez mais ciclistas, um trabalho que vai fortalecer ainda mais o cicloturismo na região”, finaliza.