Na última quinta-feira (21), a equipe do Refúgio Biológico Bela Vista organizou uma atividade de enriquecimento ambiental para o casal de lontras Mara e Bigode, para as antas Pepeu, Anita e Mandioca e para oito cutias do RBV. O objetivo da iniciativa foi celebrar o Dia Internacional das Florestas, celebrado em 21 de março, e também o Dia Mundial da Água (22/03), de forma a incentivar os instintos naturais nos animais.
As iniciativas de enriquecimento consistem em simular situações, com um certo nível de dificuldade, em que os bichinhos precisam alcançar alimentos deixados nos recintos do Refúgio. Ao passar pelo desafio, cada espécie ganha um lanche especial e desenvolve novas habilidades. Dessa vez, as lontras receberam um bolo de gelo com peixe. Para as antas, foi organizado um varal de frutas. E as cutias, por sua vez, puderam brincar com envelopes recheados com almeirão, hibisco e castanha-do-pará.
Para Fabiana de Orte Stamm, Zootecnista da Divisão de Áreas Protegidas, ações de enriquecimento ambiental contribuem para o bem-estar da fauna e aproximam os animais dos hábitos comuns de cada espécie. “Com a atividade, eles podem apresentar comportamentos mais próximos do que apresentariam na natureza. Em uma ação de enriquecimento que tem alimento envolvido, o animal precisa dispender muito mais tempo para conseguir atingir a comida, um tempo similar ao que ele levaria na natureza”, afirmou.
Aline Konell, médica veterinária da Divisão de Áreas Protegidas, também informou que, como os bichinhos são mantidos sob cuidados humanos, é necessário que sejam instigados de diferentes maneiras. “Os estímulos fazem parte do compromisso do Refúgio Biológico em manter os animais saudáveis. Nós aproveitamos datas comemorativas, em que já se fala sobre natureza, para demonstrar a importância destas espécies na conservação do meio ambiente”.
A equipe do RBV explicou que cada animal que participou da atividade foi selecionado por um motivo. As lontras (Lontra longicaudis) são indicadoras da qualidade de água, logo, representavam o Dia Mundial da Água.
Leia mais: 5 atrativos turísticos imperdíveis ao visitar a fronteira
Por outro lado, as antas (Tapirus terrestris) e as cutias (Dasyprocta) foram escolhidas para comemorar o Dia Internacional das Florestas, já que ambas as espécies são dispersoras de sementes e, consequentemente, contribuem para a manutenção da biodiversidade florestal.
Refúgio Biológico Bela Vista
O Refúgio Biológico Bela Vista é um laboratório vivo onde se desenvolvem pesquisas, programas e publicações científicas sobre a preservação da fauna e flora local. Neste sentido, o Refúgio contempla toda a área de conservação que se estende por milhares de hectares de florestas às margens do lago de Itaipu.
Essa ação da Itaipu está alinhada com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável 14 (Vida na Água) e 15 (Vida Terrestre).