Justiça reverte demissão por justa causa de padeiro após comentário no WhatsApp

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Em uma decisão importante para os trabalhadores, a Justiça do Trabalho reverteu a demissão por justa causa de um padeiro que fez um comentário agressivo no WhatsApp para reclamar do atraso no pagamento do 13º salário.

A publicação foi removida em poucos minutos, mas o padeiro foi demitido por justa causa alguns dias depois.

Na reclamação trabalhista, o padeiro alegou que a empresa atrasou o pagamento do 13º salário e que ele apenas expressou sua frustração em um meio privado, sem intenção de prejudicar a empresa.

A Justiça reconheceu que a linguagem utilizada pelo padeiro foi inadequada, mas considerou que a demissão por justa causa foi desproporcional. O tribunal levou em conta o histórico positivo do padeiro, que nunca havia cometido nenhuma infração disciplinar durante seus 8 anos de trabalho. A decisão também destacou que a publicação no WhatsApp foi breve e removida rapidamente, não tendo causado nenhum dano real à imagem da empresa.

A demissão por justa causa deve ser aplicada apenas em casos graves, quando o trabalhador viola de forma grave seus deveres.

Leia mais: Aconchego e exclusividade com o suéter artesanal em algodão: Uma obra de arte para aquecer seus dias

O histórico do trabalhador na empresa deve ser levado em consideração na hora de aplicar qualquer punição. Os trabalhadores devem ter cuidado ao se expressarem sobre seus empregadores nas redes sociais, mas também devem ter seus direitos respeitados.

Esta decisão é um precedente importante para os trabalhadores que foram demitidos por justa causa por motivos banais.

Para saber mais:

Sair da versão mobile