O empresário Danilo Vendruscolo foi reeleito presidente da ACIFI (Associação Comercial e Empresarial de Foz do Iguaçu) em Assembleia Geral Ordinária realizada na terça-feira, 12. O dirigente lidera a chapa “Integração e Fortalecimento” ao lado do empresário Rodiney Alamini, reeleito presidente do Conselho Superior.
A AGO contou com a participação de dezenas de empresários presencialmente e on-line, que elegeram a chapa de forma unânime por aclamação, demonstrando o consenso dos associados. Vendruscolo, que estava em viagem, participou virtualmente, e Alamini conduziu os trabalhos de forma presencial.
A próxima gestão vem repleta de novidades, com representatividade inédita. Ela terá 83 dirigentes (17 diretores, 60 membros do Conselho Superior e seis do Conselho Fiscal), garantindo amplitude de representação em diferentes setores. O mandato da 30.ª diretoria da ACIFI, que possui 72 anos de história, será exercido de maio de 2024 a abril de 2026.
Entre os 17 cargos da diretoria, são nove homens e oito mulheres. Outra caraterística é a forte presença de empresários jovens mesclada com colegas mais experientes e a representação de empresas de todos os tamanhos e regiões da cidade. Os participantes dos núcleos setoriais, territoriais e conselhos do Programa Empreender também ocuparão espaço expressivo no próximo biênio.
Região trinacional terá mudanças significativas, diz presidente reeleito
Em seu discurso, o presidente reeleito da ACIFI disse que são inúmeros os desafios nos próximos dois anos por conta da conclusão de obras estruturantes e diversificação da economia local. “Nós teremos a Perimetral Leste, a duplicação da BR-469, o novo porto seco e a inauguração da Ponte da Integração. Ou seja, a região trinacional terá uma mudança significativa, e nós temos que estar preparados para isso”, afirmou.
Leia mais: 5 atrativos turísticos imperdíveis ao visitar a fronteira
Para Vendruscolo, os desafios vindouros exigem um preparo ainda melhor e planejamento estratégico à altura dos objetivos do município e região. O dirigente conduzirá a entidade com vistas a expandir horizontes, promovendo a inovação e o empreendedorismo no comércio, logística, turismo, agronegócio, saúde, entre outros segmentos.
“A ACIFI é a nossa casa. É a casa do empreendedor, é a casa daquele que está começando o seu negócio, é casa daquele que tem o seu negócio [e busca expansão]. E a principal função dessa casa é defender os interesses desses associados. O poder precisa ouvir a sociedade. Nós temos que fazer jus a esse direito”, finalizou Vendruscolo.
Entidade ampliará ainda mais representatividade empresarial
Reeleito presidente do Conselho Superior da ACIFI, Rodiney Alamini destacou a presença maciça de diretores e conselheiros. “Teremos no próximo mandato mais jovens, mulheres, egressos dos núcleos e conselhos do Programa Empreender, bem como empresários de todas as regiões. Isso nos dá condição de ouvir melhor os anseios da classe empresarial e defender os interesses coletivos no poder público municipal, estadual e federal”, resumiu.
O dirigente realçou ainda que, juntos, os membros da nova diretoria, Conselho Superior e Conselho Fiscal darão continuidade à gestão colegiada iniciada em 2018. Os diretores e conselheiros terão a missão de representar 2,4 mil associados, defender os interesses da classe empresarial e ampliar o diálogo com o poder público visando ao desenvolvimento sustentável de Foz do Iguaçu e das Três Fronteiras.