Vídeo sobre as pontes da Amizade e da Integração surpreende com alcance de grande audiência
Em apenas duas semanas, audiovisual atinge perto de 40 mil visualizações espontâneas e gera conexões entre pessoas de diferentes gerações e lugares do Brasil.
O vídeo sobre as diferenças entre a Ponte da Amizade (inaugurada em 1965) e a Ponte da Integração (finalizada em 2023) vem alcançando marcas impressionantes. A produção tem conquistado grande audiência pela riqueza das informações históricas e gerado conexões incríveis ao aproximar pessoas para além das Três Fronteiras.
Criado pela empresa Izabelle Ferrari – Assessoria de Comunicação, o audiovisual já superou 37 mil visualizações orgânicas desde o lançamento. A produção sobre os dois marcos das engenharias brasileira, paraguaia e mundial estreou no dia 27 de janeiro no canal continua com audiência em alta.
“Quais as diferenças entre a Ponte da Amizade e a Ponte da Integração, ligando o Brasil ao Paraguai?” narra a construção desses dois empreendimentos emblemáticos para os dois países, a partir de Foz do Iguaçu, no lado brasileiro, e Ciudad del Este e Puerto Franco, no lado paraguaio.
Nele, as produtoras Izabelle Ferrari e Kathlen M. Ferrari convidaram dois operários que trabalharam na construção da Ponte da Amizade para visitar a etapa final de obras da Ponte da Integração. A conversa entre os trabalhadores pioneiros e os da nova estrutura estabeleceu o comparativo entre as obras de uma forma dinâmica.
O vídeo tem 24 minutos de puro encantamento, sendo o segundo trabalho do projeto Paixão por Histórias, que busca preservar a memória para colaborar na valorização histórica de Foz do Iguaçu. O projeto reúne curiosidades sobre pessoas, lugares, ruas, imóveis… da cidade no canal do YouTube @izabelleferrari.
“Estamos registrando várias mensagens com novas informações sobre a construção das duas obras, seja por comentários no YouTube, mensagens no WhatsApp e até mesmo o saudoso telefonema. Tudo isso é muito gratificante, reforçando o nosso propósito de preservar a memória para colaborar na valorização da história de Foz do Iguaçu e região”, revela a jornalista Izabelle Ferrari.
Aliás, outros construtores também se manifestaram. O senhor Joaquim Pinto de Oliveira, com inacreditáveis 92 anos, chefe da equipe técnica frente à construção da Ponte da Amizade, ligou para as produtoras. Hoje residente em Brasília (DF), ele colocou à disposição várias fotos, projetos e documentos do arquivo pessoal. “Estamos alinhando um encontro. Na verdade, esses desdobramentos também fazem parte desse trabalho de resgate histórico”, antecipa a pedagoga Kathlen M. Ferrari.
Paixão por Histórias contribui para preservar memórias de Foz
O projeto Paixão por Histórias estreou em janeiro, tendo como primeiro trabalho o vídeo “Quem são os ‘números 1’ de Foz do Iguaçu?”, um presente para os amantes de pioneirismo e que também vem alcançando grande audiência.
O canal traz um vídeo mensal do #paixãoporhistórias. Cada carro-chefe da playlist tem, na sequência, novos materiais, entre eles a revelação dos bastidores da edição, bem como conversas a partir dos comentários e sugestões dos seguidores.
As centenas de mensagens, comentários, entre outras reações registradas nas duas primeiras produções, começam a criar uma espécie de “museu itinerante e interativo”, que vai até as pessoas em vários lugares do Brasil e até mesmo no exterior.
“Cada nova informação recebida contribui para a construção de um acervo valioso. As pessoas passam a fazer parte dessa memória coletiva em torno de fatos marcantes da nossa história. Quem sabe não seja o embrião de um museu digital no futuro?”, conclui a jornalista.
Vidas do Iguaçu
O próximo vídeo, que será lançado no sábado (17), é parte de um outro projeto de que as produtoras Izabelle Ferrari e Kathlen M. Ferrari participam. O Vidas do Iguaçu é uma parceria com o portal H2FOZ e apresenta personagens reais da vida cotidiana de Foz. Dessa vez, a série vai visitar o acervo particular do livreiro Claimar Granzotto, que guarda detalhes impressionantes sobre a história remota desse território em torno das Cataratas do Iguaçu.
Onde assistir:
Quais as diferenças entre a Ponte da Amizade e a Ponte da Integração, ligando o Brasil ao Paraguai?