Por isso, tem quem ache que os pequenos não vão curtir e não recomendam a capital argentina para uma viagem em família. Mas isso não é verdade. Há uma série de atividades para fazer em Buenos Aires com crianças . Listamos abaixo algumas:
-
Museo de los niños
Apesar do nome, é uma cidade em miniatura para crianças que ocupa todo o último piso do Shopping Abasto. Eles podem brincar de trabalhar em várias profissões (como jornalista e motorista de ônibus) e há uma série de brinquedos. O acesso ao Museo de los Niños é muito fácil. Basta pegar um táxi até o shopping, que fica em Balvanera (perto do centro de Buenos Aires) ou descer na estação Carlos Gardel da linha B do metrô, cuja saída está dentro do centro comercial.
Aqui a ideia é deixá-los soltos para brincar e gastar bastante energia. Além da visita ao Rosedal e ao Jardim Botânico (dois clássicos de Buenos Aires), as crianças podem aproveitar também as atividades do Planetárioe a possibilidade de alugar patins, bicicletas e barquinhos nos fins de semana – definitivamente, uma atividade para toda a família! Aí perto, fica também o Zoológico de Buenos Aires, sempre uma boa pedida para os pequenos. Mas o que recomendamos mesmo é deixar todo o interesse animal guardado para uma visita à sugestão seguinte, o Zoológico de Lujan.
- Zoológico de Luján
Com certeza você já ouviu falar de um “zoológico de Buenos Aires em que deixam tocar os animais”. Pois bem, é esse. Ele fica em Luján, a 68km do centro portenho. Você realmente pode chegar bem perto de animais como leões e tigres, tocá-los e até dar mamadeira para filhotes se quiser. O ingresso ao Zoo de Luján inclui também um passeio de elefante ou camelo– imperdível! Para chegar lá, você pode ir de ônibus comum ou, melhor ainda, reservar um tour ao Zoológico de Luján que inclui também city tour pela cidade e visita a Basílica de Nossa Senhora de Luján, padroeira da Argentina.
Também relacionado ao mundo animal, outra sugestão imperdível para quem tiver tempo é o Bioparque Temaikén, que é mais que um simples zoológico, é uma fundação de proteção dos animais. Ele está cheio de atividades e passeios que vão agradar a toda a família. Uma das atrações principais é um aquário enorme com várias espécies de peixes que vai encantar as crianças. Para chegar, o ideal é reservar um passeio guiado desde Buenos Aires, como o tour a Tigre e ao Temaikén, que inclui passagem de barco até Tigre (atividade indicada para as crianças) e depois traslado de ônibus até o parque.
Essa é a atividade ideal para quem quer combinar uma visita a Tigre com um agrado às crianças. Ao lado do porto de onde saem os passeios de barco pelo Delta do Tigre, fica o Parque de la Costa, o mais famoso parque de diversões de Buenos Aires. Até por conta disso, é melhor ir em um dia de semana, quando está mais vazio e o ingresso é mais barato. Há atividades para todas as idades – de carrossel a montanha russa! E, o melhor, tudo isso com vista para rio. Você pode chegar facilmente de trem, saindo da estação Retiro, no centro de Buenos Aires.
Leia mais: Bruxas de Salém: A perseguição sem fundamento
- República de los Niños
Essa é uma dica ideal para quem vai passar muitos dias na cidade ou já conhece as principais atrações de Buenos Aires porque fica fora da capital argentina, na cidade de La Plata. Nem é tão longe (são apenas 55 km), mas o passeio vai tomar todo um dia, porque o parque é enorme e as crianças vão se esbaldar. A República de los Niños foi criada pelo presidente argentino Juán Domingo Perón nos anos 50 e atualmente é administrada pela prefeitura de La Plata – por isso, a entrada é mais barata que a de parques particulares. O objetivo da República de los Niños era ser uma “argentina em miniatura” (e de fato há réplicas de edifícios importantes do governo, por exemplo), mas tem até versão pequena do Taj Mahal por lá. A parte que as crianças mais curtem é a fazendinha, com lhamas e tudo!
- Museo Prohibido No Tocar
Para chegar, você pode pegar um ônibus para La Plata que sai da rodoviária de Retiro ou ir de trem desde Constituición e descer na estação Gonnet. Esta não é a opção mais indicada porque esses trens são muito antigos e podem ser inseguros. Se você for em um dia de semana, tente pegar os da linha diferencial (UGOFE) e descer em City Bell para, daí, pegar um táxi para o parque.
Esse museu de ciência, como o nome já diz, é super interativo – ideal para crianças inquietas que adoram descobrir tudo pelo tato. Fica na Recoleta, ali pertinho do cemitério, então o acesso é muito simples de táxi ou ônibus.
- Museu Argentino de Ciencias Naturales
Um pouquinho fora do circuito turístico, esse museu é ideal para crianças que gostam de dinossauros e pré-história. Se a visita ao Museu Argentino de Ciencias Naturales for feita em um fim de semana, dá pra combinar com um passeio no Parque Centenário, que fica aí ao lado. Para chegar, basta pegar um táxi ou caminhar cinco quarteirões desde a estação Angel Gallardo da linha B (vermelha) do metrô.
- Estádio La Bombonera
Essa dica é para as crianças maiores que gostem de futebol e podem aproveitar muito a visita ao estádio e ao Museu de la Pasión Boquense em um tour a Bombonera.
- Estátua da Mafalda
Se eles ainda não conhecem a “Mônica da Argentina” (embora a hermana seja muito mais política que infantil), visitar a estátua da Mafalda pode ser a ocasião ideal. Afinal, uma foto divertida ao lado da personagem não pode faltar em uma viagem a Buenos Aires. A estátua fica na esquina das ruas Chile e Defensa, em San Telmo.
Para informações sobre tours e atividades em Buenos Aires, consulte site. Viu quantas atividades para crianças há em Buenos Aires? Então, não tenha medo: faça uma viagem à capital argentina com a sua família! Você não vai se arrepender.