Ocupando o espaço público com cultura há oito anos, a Batalha da Pista em Foz do Iguaçu lançará a temporada de 2024 com a rima, o ritmo e a expressão do hip-hop, nesta segunda-feira, 4, a partir das 19h, na Pista de Skate. Com participação gratuita, serão quatro encontros e a final, terminando com um pocket show de rap a cada edição.
A batalha é um duelo narrativo e de improviso entre MCs, os mestres de cerimônias, sobre a base sonora do DJ, e expressa ideias, conhecimento, crítica, visões de mundo, humor e ironia. Historicamente é uma importante vertente do hip-hop; e hoje, uma das suas forças mobilizadoras em médias e grandes cidades.
A Batalha da Pista irá selecionar oito participantes para a chave, entre os inscritos na abertura do evento, que competirão no sistema bate e volta. Cada etapa, realizada sempre às segundas-feiras, selecionará dois MCs para a finalíssima, que contará com uma edição especial de encerramento da programação.
A abertura das batalhas apresentará o show de Iguin, rapper iguaçuense da nova geração, mas que já possui uma trajetória consolidada na cidade e na região. Ao palco da pista pública de skate, levará o melhor do “drip, sauce e gotejo”, como ele próprio diz em sua música, composta pelo exercício de viver nesta fronteira multifacetada.
À frente da Batalha da Pista, dividem-se na coordenação DJ Smoke e Stênio MC, realizadores culturais em Foz do Iguaçu. Eles destacam que a ação cultural fortalece o hip-hop e também os espaços de encontros, trocas e vivências da juventude, principalmente da parcela que vive em comunidades populares e periféricas da cidade.
Leia mais: Natiruts esgota ingressos do show no Allianz Parque e anuncia data extra em São Paulo
“A longevidade demonstra a vitalidade da Batalha da Pista, que se mantém desde 2016, porque jovens de todas as partes de Foz do Iguaçu se apropriaram dela, sentem-se parte”, salienta o DJ Smoke. “Assim como demonstra a força do hip-hop na fronteira, em suas diferentes expressões, do rap ao grafite, passando pelos b-boys e b-girls”, analisa.
Já Stênio MC pontua que o “espaço público é a tradicional casa do hip-hop, o ponto de encontro das juventudes, o lugar de voz e de escuta”. E convida o público para a Batalha da Pista. “É um dos eventos culturais mais democráticos de Foz do Iguaçu, onde cabem todos, com suas expressões e ideias”, conclui.
Batalhar é verbo
A Batalha da Pista é realizada semanalmente desde 2016, tendo já recebido dezenas de MCs. Além do encontro em si, é um espaço fomentador das culturas urbanas em Foz do Iguaçu e palco para iniciativas gratuitas. Lança grupos e rappers, assim como recebe expoentes históricos, como a recente apresentação do ZeroPontoUm, que não se apresentava havia mais de 15 anos.
Realização
A Batalha da Pista foi contemplada com recursos do Fundo Municipal de Incentivo Cultural de Foz do Iguaçu, por meio do edital n.º 2/2023, de Seleção de Projetos de Produção e Difusão Cultural, realizado pela Fundação Cultural de Foz do Iguaçu. A entidade proponente e executora é a Casa do Teatro.
Batalha da Pista | Show de rap com Iguin
Data: 4 de março (segunda-feira), 19h
Local: Pista Pública de Skate, em frente ao Ginásio Costa Cavalcanti
Recomendações: famílias podem levar cadeiras; cooler com bebida para hidratação é uma opção, mas não copo ou garrafa de vidro.
Participação gratuita
(AI Batalha da Pista)