O Aeroporto Internacional de Foz do Iguaçu, administrado pela CCR Aeroportos, recebeu nesta quarta-feira, 28 de fevereiro, um Boeing 757-200 que integra uma expedição privada internacional da National Geographic, com passagens que ultrapassam os R$ 430 mil. Entre passageiros e tripulação, 72 pessoas desembarcaram na cidade.
Por se tratar de uma aeronave que está acima da categoria permitida pelo aeródromo, a equipe da CCR Aeroportos precisou realizar uma operação especial que garantiu a segurança no pouso, balizamento e estacionamento do jato que ficará no Aeroporto até quinta-feira, 29, antes de seguir para o Chile.
“Montamos um plano operacional e análise de risco, apresentamos para a ANAC e recebemos a anuência para seguir com a operação”, explica Nicolau Clemente Bach, analista de Safety da CCR Aeroportos.
A análise de risco continha outros destaques, como a verificação de equipamentos e serviços necessários para atender à aeronave de categoria superior; coordenação prévia das autoridades aeroportuárias e de tráfego aéreo para a operação da aeronave; verificação de restrições de peso, carga e abastecimento de combustível para a operação da aeronave no aeroporto.
Leia mais: Como se tornou louca a vida moderna
Participaram também os setores de Operações, Segurança Operacional, Resposta e Emergência, além da Torre de Controle. “São muitos atores presentes para que ela possa chegar e decolar em segurança”, pontua Bach.
NatGeo Expeditions
A viagem do grupo começou no dia 22 de fevereiro, saindo de Washington D.C (EUA), e termina no próximo dia 14 de março, com a chegada em Miami (EUA). Ao longo da viagem, o itinerário passa por países e principais atrativos da América Central e América do Sul.
“Esses visitantes estão aqui para conhecer o nosso grande cartão-postal, que são as Cataratas do Iguaçu. Estar presente em uma cidade com algo tão único nos dá oportunidades como essas, por isso a nossa equipe se empenhou para a recepção com qualidade e, claro, para que esses passageiros retornem para Foz futuramente”, disse Wander Melo Jr, gerente do Aeroporto de Foz.
Em Foz, o grupo também visitará o Parque das Aves. O itinerário completo é formado pelas seguintes visitas: Cartagena (Colômbia); Rio de Janeiro e Foz do Iguaçu (Brasil); Parque Nacional Torres del Paine e Patagônia (Chile); Buenos Aires (Argentina); Cusco e Machu Picchu (Peru); Canal do Panamá (Panamá) e Tikal e Antígua (Guatemala).