Na última reunião bilateral desta terça-feira, 19/9, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva se encontrou com o presidente da Palestina, Mahmoud Abbas. O encontro aconteceu no início da noite, em Nova York (EUA), à margem da 78ª Assembleia Geral das Nações Unidas.
Abbas cumprimentou o presidente Lula pela vitória na eleição de 2022 e também pelo discurso na abertura da Assembleia Geral. Em sua fala, Lula criticou o sistema de governança global, que ainda não conseguiu implementar a solução de dois Estados, Palestina e Israel, na região.
“Não haverá sustentabilidade nem prosperidade sem paz. Os conflitos armados são uma afronta à racionalidade humana. Conhecemos os horrores e os sofrimentos produzidos por todas as guerras. A promoção de uma cultura de paz é um dever de todos nós. Construí-la requer persistência e vigilância. É perturbador ver que persistem antigas disputas não resolvidas e que surgem ou ganham vigor novas ameaças. Bem o demonstra a dificuldade de garantir a criação de um Estado para o povo palestino”, declarou o presidente em um trecho do discurso.
Leia mais: Vista-se para o sucesso: um guia completo de estilo masculino
O presidente palestino também aproveitou para convidar Lula a visitar o país quando quiser. Em março de 2010, no fim de seu segundo mandato, o presidente do Brasil realizou sua primeira visita oficial à Palestina.