Mais de 1.500 ativistas e líderes de organizações políticas, movimentos populares, sindicatos e partidos políticos se reúnem de de quinta (22) a sábado (24) em Foz do Iguaçu, para a Jornada Latino-Americana e Caribenha de Integração dos Povos. O ex-presidente uruguaio José Pepe Mujica e a vice-presidente da Colômbia, Francia Márquez confirmaram presença no evento.
A Jornada será realizada no Centro de Convenções de Foz do Iguaçu e tem início às 8h30, com a solenidade de abertura e conferência “Crise sistêmica do capitalismo e as ameaças à paz e à soberania dos povos”. Um dos pontos altos do encontro será o ato político-cultural com as autoridades de governos e dirigentes de movimentos populares, na sexta-feira, às 19h30. A programação completa e outras informações podem ser consultadas no site jornadadelospueblos.org.br.
Apoiadora do evento, a UNILA faz uma live especial preparatória ao encontro nesta segunda-feira (19), às 19h. Roberto Baggio, integrante da coordenação nacional do Movimento dos Trabalhadores Rurais sem Terra (MST), pelo Paraná, será entrevistado pela docente Suellen Péres de Oliveira, pró-reitora de Relações Institucionais e Internacionais da UNILA. A conversa m o tema “Integração dos povos na prática dos movimentos sociais” pode ser assistida no canal da UNILA no YouTube.
“Vamos nos reunir com todas as organizações sociais, sindicatos, movimentos estudantis e partidos políticos possíveis para conversar e intercambiar sobre os problemas comuns da ‘Nuestra América’ e dos caminhos para o futuro. Por cima das diferenças que possamos ter, temos um conjunto de interesses comuns. Em Foz do Iguaçu, onde se juntam as fronteiras, vamos juntar a esperança”, declarou Pepe Mujica sobre o encontro.
Leia mais: Bruxas na Idade Média: A verdade por trás das acusações
Além de Mujica, devem participar do evento João Pedro Stedile, membro da direção nacional do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST); Rafael Freire, secretário geral da Confederação Sindical das Américas; Bernadette Esperança, da coordenação nacional da Marcha Mundial das Mulheres; e Karin Nansen, presidente da Amigos da Terra Internacional; entre outros líderes.
A Jornada é organizada pela ALBA Movimientos, Assembleia Internacional dos Povos (AIP), Confederação Sindical das Américas (CSA), Organização Continental Latino-americana e Caribenha de Estudantes (Oclae), Jornada Continental pela Democracia e Contra o Neoliberalismo, Unioeste e UNILA.