A iniciativa, que leva o nome do médico psiquiatra José Elias Aiex Neto, um defensor incansável da área da saúde mental, tem como objetivo conscientizar a população sobre a importância de cuidar da saúde mental e emocional.
O projeto de lei, de autoria do vereador João Morales (União Brasil), foi aprovado em dois turnos durante a sessão itinerante do dia 10 de maio e agora seguirá para sanção do prefeito.
A ideia de criar a Lei Dr. Aiex surgiu a partir de um encontro entre o vereador Morales e a psicóloga Luziânia Medeiros, especialista em saúde mental e engajada na campanha Janeiro Branco.
Na ocasião, Luziânia propôs a institucionalização da campanha no município para promover a conscientização e investimentos na área da saúde mental.
Morales, reconhecendo a importância da iniciativa, acatou a proposta e apresentou o projeto de lei.
“A saúde mental e emocional é de interesse de todos. Precisamos unir forças e fazer campanhas. O Janeiro Branco vem para isso, para dar oportunidade às entidades no debate e promoção de eventos para que os que estão adoecendo deem a volta por cima”, enfatizou o vereador.
Leia mais: Vista-se para o sucesso: um guia completo de estilo masculino
A Lei Dr. Aiex fixa que as atividades de conscientização sobre saúde mental podem ser realizadas durante todo o ano, sendo intensificadas no mês de janeiro.
O objetivo da ação é combater o crescimento de transtornos de ansiedade, esclarecer dúvidas sobre saúde mental e emocional e investir na qualidade de vida da população.
A aprovação da Lei Dr. Aiex é um marco importante na luta pela saúde mental em Foz do Iguaçu.
A lei leva o nome do Dr. José Elias Aiex Neto, um médico psiquiatra que dedicou sua vida a defender a importância do cuidado com a saúde mental.
A iniciativa demonstra o compromisso da Câmara Municipal de Foz do Iguaçu com o bem-estar da população e abre caminho para ações mais efetivas na área da saúde mental.