Pas Schaefer participa do FITCataratas com arte e palestra

Pas Schaefer participa do FITCataratas com arte e palestra

Foz do Iguaçu (PR) recebe artista reconhecido internacionalmente durante o Festival Internacional de Turismo Cataratas, entre os dias 10 e 12 de junho

Foto: Arquivo Pessoal.
WhatsApp
Telegram
Facebook
Email
LinkedIn

Foz do Iguaçu, PR – Conhecido por transformar espaços urbanos em experiências visuais e sensoriais, o artista urbano Pas Schaefer será um dos destaques do 21º Festival Internacional de Turismo Cataratas (FITCataratas), realizado entre os dias 10 e 12 de junho, em Foz do Iguaçu. Considerado um dos principais eventos do setor turístico no Brasil, o festival reunirá profissionais, empresas e iniciativas ligadas ao turismo nacional e internacional.

Durante a programação, o público poderá acompanhar uma intervenção artística ao vivo realizada por Pas Schaefer. A proposta da obra é retratar a relação entre o turista e a natureza, conectando a experiência da viagem aos atrativos naturais de Foz do Iguaçu.

“Quando querem retratar Foz do Iguaçu, retratam os atrativos naturais, mas esquecem do turista. A ideia é valorizar tanto o turista quanto a natureza e a relação entre os dois”, afirma o artista.

Segundo Pas, o conceito também dialoga diretamente com sua trajetória internacional.

“Já pintei em 27 países, então vivo esse turismo, essa aventura, e é daí que busco inspiração nas viagens, o que reflete nos meus trabalhos”, destaca.

Além da intervenção artística, o artista ministrará uma palestra sobre cidades criativas e o papel da arte nos processos de transformação urbana. A atividade abordará soluções criativas para desafios urbanos e o impacto cultural da arte nos espaços públicos.

“A ideia é mostrar como temos capacidade, com olhar criativo, de transformar a cidade. Mapear os problemas e resolvê-los de forma criativa, tornando a cidade mais interessante para as pessoas viverem”, explica.

Pas também apresentará o tour de grafite que desenvolve em diferentes cidades. A iniciativa busca aproximar o público do universo da arte urbana, revelando os bastidores de cada obra e os impactos sociais das intervenções artísticas.

“Conto o que está por trás das obras, os bastidores do processo criativo de cada arte. É entender um pouco mais sobre a arte na rua e como isso impacta em outros indicadores, como a violência”, afirma.

Em Foz do Iguaçu, as obras do artista podem ser encontradas em locais como a Ponte da Amizade, a Praça Naipi e a Itaipu Binacional. Entretanto, sua atuação ultrapassa fronteiras e inclui trabalhos desenvolvidos em diversos países.

Formado em Ciências Naturais pela Universidade de São Paulo, Pas integrou o Global Shapers, ligado ao Fórum Econômico Mundial, além de ter trabalhado com nomes como Vik Muniz e Massimo Bottura.

Outro destaque de sua trajetória é o projeto social Move PAS (Passion, Art and Science), voltado à revitalização de espaços urbanos por meio da arte. Entre as ações realizadas está a recuperação de um beco em São Paulo, onde a intervenção artística contribuiu para mudanças no ambiente urbano.

“O número de estupros naquela rua foi para zero”, relata o artista ao comentar os impactos do projeto.

A linguagem artística desenvolvida por Pas Schaefer une ciência, natureza e grafite. Suas obras são marcadas por cores vibrantes, elementos surrealistas e referências ao meio ambiente, resultado de estudos sobre espécies, ecossistemas e relações naturais.

Atualmente, segundo o artista, as viagens continuam sendo a principal fonte de inspiração para suas criações.

“O que me inspira são as aventuras, as viagens. O foco das minhas pinturas é inspirar as pessoas a viverem com mais coragem e criatividade”, resume.

A relação de Pas com Foz do Iguaçu começou há oito anos, durante uma viagem pela América do Sul. O que seria uma estadia de poucos dias acabou se transformando em meses de permanência na cidade.

“Depois peguei muito trabalho por aqui”, lembra.

Com o passar do tempo, o artista decidiu fixar residência em Foz do Iguaçu após anos viajando e pintando em diferentes países.

“Fiquei seis anos viajando e pintando pelo mundo e queria escolher um lugar para parar. Fui levantando vários pontos, como natureza e esse mix interessante de etnias e culturas do mundo inteiro. Vim com esse objetivo: transformar a cidade através da arte”, afirma.

O Festival Internacional de Turismo Cataratas conta com patrocínio do Grupo Cataratas, Fecomércio PR e Fundo Iguaçu.


Deixe um comentário

Notícias relacionadas

Siga-nos

Últimas Notícias

Rolê na Fronteira

Turismo

Câmbio Fronteira

Dólar (USD) Carregando...
Peso Argentino Carregando...
Guarani (PYG) Carregando...
Atualização --

Inscreva-se em nossa NEWSLETTER